Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Docentes do Depac apresentam a vice-reitora proposta para incubar primeira startup de Letras da UFPR

Nesta quinta-feira (4), os professores do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac) Paulo Soethe e Thiago Mariano, além do coordenador de mobilidade e políticas linguísticas da Agência UFPR Internacional (AUI), Luiz Gardenal, apresentaram à vice-reitora Graciela de Muniz uma proposta de incubação de uma startup na área de ensino da língua alemã.

Também estavam presentes na reunião o professor Hans-Joachim Althaus, diretor do Instituto TestDaF e representante da associação alemã g.a.s.t. (sigla para “Sociedade de Preparação para a Vida Estudantil e Desenvolvimento de Testes”), e a professora Catarina Portinho Nauiack, do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) da UFPR.

Da esq. para a dir.: professores Luiz Gardenal, coordenador de mobilidade e políticas linguísticas da AUI; Thiago Mariano; e Paulo Soethe, do Depac; a vice-reitora Graciela de Muniz; Hans-Joachim Althaus, da empresa g.a.s.t.; e Catarina Portinho Nauiack, do DTPEN. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

De acordo com o professor Soethe, o projeto consiste na incubação da start-up DigitALE (“ALE”, em referência a “alemão como língua estrangeira”), que se dedicará a adaptar e oferecer uma ferramenta de educação a distância para o ensino de alemão, a DUO. “Estamos acompanhando com muito interesse essa possibilidade, que é iniciativa de nossos alunos e egressos”, conta.

Althaus, por sua vez, reforçou a proposta como “uma inciativa de política linguística, mais do que a venda de um produto”. Ele ressaltou que a parceria ajudaria a fomentar a interface entre universidade e sociedade.

Segundo o grupo, a intenção da visita foi prospectar a viabilidade de a iniciativa receber apoio da gestão. Esse pode vir a ser o primeiro caso de incubação de uma empresa de Letras na universidade.

Durante a reunião, a vice-reitora Graciela de Muniz comentou que as Ciências Humanas também ganhariam com o ingresso em processos digitais. “Muitas vezes esquece-se das Humanidades e é importante que a tecnologia seja disseminada em todas as áreas”.

Leia mais sobre inovação na UFPR neste link.

Sugestões

Reunião do Conselho Universitário da UFPR sobre calendário acadêmico é adiada devido a problemas técnicos
A reunião do Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada hoje,...
UFPR abre concurso com 54 vagas para 22 cargos de nível técnico e superior
A UFPR publicou nesta segunda-feira (29/04) edital de concurso público para o preenchimento de 54 vagas...
UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...