7ª Semana Integrada da UFPR tem início nesta segunda com palestra de professor uruguaio

O professor Rodrigo Arocena Linn, Faculdad de Ciencias  de Montevideo, será o primeiro palestrante da 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPR. Ele ministrará a palestra de abertura do evento nesta segunda-feira (05), e falará sobre o tema da Siepe “Ensino, Pesquisa e Extensão: a Universidade em tempos de Desafios”. A palestra de Arocena será realizada às 20 horas, logo após a abertura oficial da 7ª Semana, no Auditório do Teatro da Reitoria, às 19 horas.

Nesta edição, a Siepe será realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro, em Curitiba, e nos dias 8 e 9 de outubro, em Palotina. Na capital, outras discussões ocorrerão em torno do tema central do evento, como mesas-redondas e palestras que trabalharão com temas como Bioética, Direito Autoral, Álcool e Drogas, Violências  e Fenômenos Migratórios. Confira a programação completa no site do evento.

Auditório lotado encerrou a Siepe de 2014. Cerca de 10 mil pessoas estiveram envolvidas - FOTO: Ana Assunção
Auditório lotado encerrou a Siepe de 2014. Cerca de 11 mil pessoas estiveram envolvidas – FOTO: Ana Assunção

Com exceção da palestra de abertura, toda programação da 7ª Siepe será realizada no Campus Jardim Botânico. Serão apresentados 654 trabalhos do Encontro de Atividades Formativas (Enaf) e Encontro de Extensão e Cultura (Enec) e 1295 trabalhos do Evento de Iniciação Científica (Evinci) e Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Einti).

Os trabalhos a serem apresentados são fruto dos estudos de alunos da graduação e da educação profissional. Os quatro encontros do evento têm a função de divulgar e avaliar os trabalhos orientados pelos professores em diversos campos e modalidades. Eles acontecem simultaneamente: neste ano, será o 14º Enaf, o 23º Evinci; o 8º Einti; e o 14º Enec. Os participantes apresentam seus trabalhos na forma de vídeo-pôster e realizam apresentações orais para bancas avaliadoras compostas por professores, alunos de mestrado e doutorado. No caso do Evinci, os estudantes são avaliados também por bancas externas, formadas por membros do CNPq. No site da Siepe também está disponível o ensalamento dos trabalhos.

“A participação no evento, além de possibilitar a reflexão sobre o que se produz na graduação no campo do ensino, da pesquisa e da extensão na UFPR, também permite a troca de saberes entre os diferentes cursos”, expõe Dione Menz, presidente da comissão organizadora. Na edição anterior, a Siepe contou com cerca de 11 mil participantes, número que a configura como o maior evento da UFPR.

Com texto de Leticia Hoshiguti