Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

50 anos do Núcleo de Concursos: evento comemora as trajetórias e conquistas da unidade

Núcleo de Concursos comemora 50 anos reunindo comunidade da UFPR, ex-colaboradores e clientes

A excelência do trabalho do Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seu papel de porta de entrada na universidade foram a tônica dos discursos durante a solenidade em comemoração aos 50 anos da unidade, nesta quarta-feira (4). Apesar da chuva forte que caiu em Curitiba durante todo o dia, mais de 250 pessoas prestigiaram o evento, seguido da abertura de uma exposição sobre a história dos vestibulares.

A comemoração foi aberta com a entrega da versão comemorativa do Guia do Candidato ao reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, à vice-reitora, professora Graciela Bolzón de Muniz, e ao pró-reitor de Graduação, professor Júlio Gomes. A publicação inclui, além das orientações aos candidatos inscritos no Vestibular 2024, um apêndice com fotos históricas, curiosidades e informações sobre as transformações ocorridas desde o primeiro vestibular unificado da UFPR, realizado em 1972.

Foto: Marcos Solivan

Ao entregar o Guia, o coordenador geral do NC, professor José Carlos Corrêa Eidam, destacou o fato de o Núcleo ser hoje “uma banca reconhecida pela qualidade do seu trabalho, e que já realizou mais de 400 concursos internos e externos”. “A cada ano o trabalho do NC atinge, direta ou indiretamente, cerca de 1 milhão de pessoas. E esse é o ponto mais importante: entender de que forma aquilo que fazemos toca a vida das pessoas”, disse Eidam.

O professor Júlio Gomes, pró-reitor de Graduação e Educação Profissional – unidade à qual o NC está vinculado –, destacou que o Núcleo é responsável pela grande maioria dos processos de ingresso em cursos de graduação da UFPR: “É a nossa porta de entrada, e tem respondido à altura aos desafios de melhoria de processos e de situações específicas, como a pandemia de Covid-19”.

“Quando fiz o vestibular da UFPR, em 1982, o NC representava um ente poderoso, capaz de decidir o meu destino. Creio que é assim até hoje para muitas pessoas, o que representa uma enorme responsabilidade”, disse Júlio Gomes.

Foto: Marcos Solivan

A vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz fez “um agradecimento e um reconhecimento à equipe do NC e a todos que fazem parte dessa história, ao longo de cinco décadas: professores, técnicos, colaboradores”.

Foto: Marcos Solivan

O reitor Ricardo Marcelo destacou o fato de a UFPR, ao contrário de muitas outras universidades públicas, ter mantido o vestibular como principal forma de ingresso, mesmo após a criação do Enem e do SiSU, o que garantiu menor evasão e maior taxa de ocupação. Ele mencionou ainda o fato de o número de inscritos nos vestibulares da UFPR se manter em alta nos últimos anos, enquanto apresentou queda expressiva em outras instituições. “Isso está ligado a decisões como, por exemplo, a de aplicar as provas da primeira fase em 11 cidades”, afirmou.

Para o reitor, “o NC vem realizando, ao longo de cinco décadas, um trabalho de excelência e credibilidade, superando desafios e dificuldades e investindo em inovação e melhoria constante de processos”.

Presenças

Uma das presenças mais saudadas na comemoração foi a do professor Jayme Antonio Cardoso, que tem uma longa história de envolvimento com os vestibulares da UFPR. Docente aposentado do Departamento de História e professor emérito da UFPR, ele fez parte da comissão preparadora de área do primeiro vestibular unificado da universidade, em 1972 – uma exigência da Reforma Universitária da década de 1970. Até então, cada faculdade organizava e aplicava suas próprias provas de ingresso.

Foto: Divulgação

A partir daí, Cardoso atuou por mais de 40 anos na organização de vestibulares. Na década de 1990, foi chamado pelo então reitor Carlos Alberto Faraco para reorganizar a Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV), que deu origem ao Núcleo de Concursos. “Montei uma equipe extraordinariamente forte, com professores de todos os setores, incluindo Dartagnan Emerenciano, que depois viria a ser presidente da CCCV. Ele foi responsável por estruturar uma base que influencia até hoje o trabalho do NC, sempre pautado na seriedade e na confiabilidade”, lembra o professor Cardoso.

A solenidade reuniu também pró-reitores, superintendentes, diretores de setores, representantes da Funpar e de parceiros e instituições clientes do NC. Também esteve presente a jornalista Ilana Lerner, filha do arquiteto e ex-governador Jaime Lerner, que foi aluno e professor da UFPR e doou o projeto do prédio-sede do Núcleo de Concursos.

Exposição

Depois da solenidade os convidados visitaram a exposição comemorativa dos 50 anos do NC, que consta a história dos vestibulares.

Além de fotografias e objetos, a mostra reúne 12 painéis que contam como o vestibular e a própria UFPR foram se adaptando, ao longo de cinco décadas, às transformações sociais e aos avanços tecnológicos. É possível ver, por exemplo, fichas de inscrição do tempo em que eram preenchidas à mão e entregues pessoalmente, carteirinhas de candidato datilografadas e malotes antigos que eram utilizados para transportar cheques para pagamento dos colaboradores que trabalhavam nos concursos.

Foto: Marcos Solivan

Os painéis também mostram as marcas da ditadura militar na universidade, como a chamada Lei do Boi e a exigência de atestado de antecedentes criminais emitido pelo DOPS para se inscrever no vestibular. Revelam ainda mudanças sociais – por exemplo, só a partir de 1977 foi que o questionário de informações socioeducacionais passou a incluir a ocupação da mãe do candidato; até então, perguntava apenas a ocupação do pai.

A expansão da UFPR também é tema da exposição. O primeiro vestibular unificado da UFPR, em 1972, ofertou vagas em 29 cursos da graduação, todos em Curitiba.

Atualmente, a UFPR mantém 122 cursos, distribuídos em seis cidades: Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

A exposição é uma realização do NC em parceria com o Setor de Artes, Comunicação e Design, por meio do por meio do Projeto de Extensão Sacode e Movimenta – Encontros Culturais.

A exposição dos 50 anos do NC será aberta no saguão do prédio-sede do Núcleo, no Campus Agrárias da UFPR, onde permanece até o dia 22 de outubro. Depois, segue para o Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, e para o hall do prédio da Reitoria.

Exposição 50 anos do NC

De 4 a 22 de outubro – no hall do prédio do NC/UFPR – Campus Agrárias – Rua dos Funcionários, 1540

De 24 de outubro a 10 de novembro – no Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade

De 14 de novembro a 8 de dezembro – no hall do prédio da Reitoria – Rua XV de Novembro, 1299.

Com informações do Núcleo de Concursos da UFPR

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...