50° aniversário do Golpe de 1964

Representantes das Comissões da Verdade divulgam a programação completa de eventos que marcam o 50° aniversário do Golpe de 1964.

Da direita para esquerda: Dr. Olympio Sotto Maior Neto (Procurador de Justiça do Estado do Paraná), Daniel Godoy (presidente da Comissão da Verdade da OAB Paraná), Roberto Salomão (Jornalista e membro da Comissão da Verdade), Cecília Helm (Professora titular aposentada da UFPR) e Ivete Caribé da Rocha (Advogada e membro da Comitê de refugiados do PR.).

A Comissão Estadual da Verdade, a Comissão da Verdade da AOB/PR, a Comissão da Verdade da UFPR, o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, ao lado de entidades sociais e sindicais, realizaram hoje, na Sala da Memória da faculdade de Direito, no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, uma entrevista coletiva para divulgar à imprensa os eventos que irão marcar os 50 anos de Golpe Civil Militar, na próxima terça-feira.

Segundo a Professora aposentada pela UFPR Cecília Maria Vieira Helm, “nós temos que mostrar o quanto esse golpe não pode se repetir no Brasil”. Para os representantes, o dia 31 de março de 1964 foi um marco na história da sociedade brasileira. “Por isso, é preciso comemorar agora a democracia que vivemos”, ressaltou o vice-presidente da Comissão da Verdade da OAB/PR, Daniel Godoy Júnior.

Entre as atividades programadas para a descomemoração do Golpe de 1964 estão exposições itinerantes na Boca Maldita e em colégios e universidades, um ônibus-exposição que andará pela Capital, além de mostras de cinema, congressos, cursos, atos sindicais, audiências públicas, lançamentos de livros, seminários e homenagens a militantes paranaenses e perseguidos pela Ditadura que irão movimentar a cidade, de março – especialmente no dia 31, data do aniversário do Golpe – até a metade de junho.

Para maiores informações e para conferir a programação completa acesse o site do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça: www.forumverdade.ufpr.br .

Mariana Baú

Aluna de Jornalismo