Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR denunciará abandono de animais com imagens de câmeras

Grande espaço físico,dificuldade de monitoramento e descaso de alguns proprietários. Esses são alguns dos principais motivos apontados para justificar o aumento na população de cães dentro dos campi da Universidade Federal do Paraná. Uma reunião realizada entre a Pró-Reitoria de Administração (PRA) e o secretário municipal do meio ambiente de Curitiba, Renato Eugênio Lima, deu início a uma parceria para dar solução definitiva aos animais soltos na universidade. Segundo o pró-reitor de Administração, Álvaro Pereira de Souza, a área física dos campi é muito grande e proporciona vários pontos de entrada para esses animais, o que dificulta o monitoramento. “Uma vez dentro do campus, muitas vezes é difícil para um membro da equipe de segurança tentar fazer algo, pois o cão pode representar um risco para ele também”, afirmou o pró-reitor.

O diretor do Hospital Veterinário da UFPR, Ivan Barros, lembra que há anos a instituição realiza a castração e vacinação gratuita desses animais, mas é preciso também dar uma destinação adequada para que eles não permaneçam nos campi. “Após serem castrados e vacinados estes animais recebem também um microchip, que serve como uma identificação do cão e do futuro proprietário. O próximo passo é conseguirmos um lar adotivo para o cão, pois a presença dele nos campi pode ser perigoso para a comunidade acadêmica e até para o animal”, afirma Ivan.

 Perigo constante

Segundo o professor Alexander Biondo, atualmente diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna (DPCF) da prefeitura da cidade, ao serem alimentados dentro dos campi esses animais passam a desenvolver comportamento territorialista e podem, eventualmente, atacar uma pessoa. “Por estar em espaço fechado, ainda que de grande área, e sendo alimentado, o cachorro entende que o campus é o grande quintal da casa dele, e pode tentar protegê-lo de invasores. Aí está o perigo”, comenta. Na próxima quarta-feira (30) Biondo participará de nova reunião na PRA para discutir um plano de ações. Recentemente a universidade registrou casos de ataques a membros da comunidade acadêmica.

 Abandono será monitorado por câmeras

Muitos animais encontrados atualmente nas dependências da UFPR entraram de forma oportuna e espontânea, mas o pró-reitor de Administração alerta que alguns proprietários de animais abandonam seus cães nos campi da instituição, o que configura um crime. “Nossa equipe de segurança flagrou carros que entram nos campi apenas para abandonar um cachorro. A parceria firmada com a prefeitura vamos fornecer as imagens para que os proprietários sejam identificados e punidos no rigor da lei”, disse Álvaro.

Abandonar animais é crime municipal, estadual e federal, e pode ser punido com multa e detenção de três meses a um ano.

Campanhas contra alimentação dos animais

Com a finalidade de dar solução definitiva ao problema a UFPR conta com a ajuda da comunidade acadêmica. Para isso, realizará campanhas educativas conscientizando a todos da importância de não dar água ou comida aos animais dentro da universidade. Ato aparentemente inofensivo, mas pode desenvolver o instinto territorialista no animal e desencadear ataques. Segundo a Pró-Reitoria de Administração, ao encontrar um animal abandonado dentro da instituição deve-se comunicar imediatamente um representante da Administração para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...