21º Festival de Inverno da UFPR abre inscrições

Música, teatro, dança, artes plásticas e muita, muita cultura. De 9 a 16 de julho, a cidade de Antonina vai respirar arte e cultura com o 21º Festival de Inverno da UFPR. Oficinas para crianças, jovens e adultos e espetáculos gratuitos nos mais diversos locais devem transformar Antonina em um caldeirão de criatividade e produção cultural durante os oito dias do evento.

Chegando a sua 21ª edição, ininterrupta e sempre na cidade de Antonina, o Festival propicia a abertura de um espaço alternativo de aprendizagem, prática, reflexão crítica e produção artístico-cultural. Como conta a coordenadora geral do evento, Lucinha Mion, o Festival busca, também, formas diferenciadas de socializar o conhecimento artístico em outros ambientes. ‘Este ano, principalmente após as chuvas, o Festival de Inverno da UFPR tem se preocupado com o resgate do universo histórico local e com o artesanato da região litorânea’, explica.

Se a equipe do 21º Festival de Inverno está trabalhando na organização do evento desde o ano passado, no litoral a situação não é diferente. O secretário de Cultura de Antonina, Marcelo Vieira Gomes, diz que a cidade está pronta, afastando qualquer dúvida sobre a realização do evento – em decorrência das chuvas do início do ano. ‘A prefeitura dispôs de toda estrutura necessária para a realização do Festival’, explica Gomes.

A população da cidade está ansiosa em ver as cores do Festival iluminando Antonina. A professora aposentada Iza Maria Vieira Azin conta que todo ano é uma alegria quando a UFPR chega a Antonina e que este ano será ainda mais importante. ‘O Festival é sempre uma troca e um aprendizado’, completa. Este ano, a troca entre Festival de Inverno e população capelista fica ainda mais forte, com a oferta de oficinas que devem atender a demandas da cidade, tradicional pelo carnaval e artesanato.

Oficinas de bateria, figurino e adereços, além de outras, voltadas para o artesanato que utilize materiais da região do litoral, terão como objetivo aprimorar os conhecimentos da população local. ‘A ideia é que as famílias atingidas pelas enchentes participem e tenham no aprendizado da oficina uma forma de produzir novos produtos que ajudem a atrair turistas, gerando, também, uma fonte de renda’, completa Lucinha.

Inscrições para oficinas

Este ano, são ofertadas mais de mil vagas em 46 turmas de oficinas. As oficinas de aprimoramento têm opções desde as artes cênicas, com Carlos Simioni e artes visuais, com Suzana Queiroga até bateria de escola de samba, ministrada por Mestre Odilon e alegoria e adereços, por André Marins. Para o público acima de 15 anos, o leque é variado, com oficinas que tratam de produção de crônicas, modelagem e teatro musical, até animação fotográfica, ritmos brasileiros e entalhe em madeira.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas no período de 20 de junho a 01º de julho, em Curitiba, Antonina ou pela Internet, no endereço www.proec.ufpr.br/festival2011. Para as oficinas acima de 15 anos, há uma taxa de R$40,00 e para as de aprimoramento a taxa é de R$50,00. Já as oficinas infantis são gratuitas, mas as inscrições serão feitas apenas em Antonina, a partir das 10 horas do dia 9 de julho, no Patronato do Idoso de Antonina (PIA).

Em Curitiba, as inscrições devem ser feitas das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, na Coordenadoria de Cultura, no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade (Travessa Alfredo Bufrem, 140, 3º andar). Em Antonina, as inscrições devem ser feitas no Theatro Municipal, na Rua Carlos Gomes da Costa, s/nº, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Espetáculo na rua – Circo S.A.
Foto: Manuela Salazar

Cartaz do 21º Festival de Inverno da UFPR