“Teatro musical” é o novo espetáculo do Grupo de Percussão da UFPR

A representação teatral de músicas contemporâneas de percussão é a nova proposta do Grupo de Percussão da Universidade Federal do Paraná que se apresentará neste domingo, dia 21 de maio, às 20h30min no Teatro da Reitoria. O espetáculo é uma sintonia entre a música e a performance cênica: os integrantes do Grupo utilizarão os próprios corpos para produzir sons, por exemplo. No final da apresentação os músicos farão uma homenagem ao compositor Hans-Joachin Koellreutter, alemão que chegou no Brasil durante a década de 40 e foi professor de muitos compositores brasileiros.

O Grupo de Percussão da UFPR é formado por jovens instrumentistas, alunos ou ex-alunos da Universidade. Em 2005, foi o único grupo brasileiro convidado a participar de um festival na Alemanha. Já premiados em 2001 e 2003 no Concurso Bianca Bianchi de Música de Câmara em Curitiba, os músicos já gravaram CDs com obras de Marlos Nobre e Rodolfo Coelho de Souza além de estrear obras dos compositores brasileiros como Carmo Bartoloni e Norton Dudeque. Passando por várias cidades do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo o Grupo tem o objetivo de divulgar a música contemporânea para percussão, destacando estréias e gravações de autores brasileiros, especialmente paranaenses.

Fonte: Sonia Loyola