Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Departamento de Química e Farmácia Escola da UFPR se mobilizam para produção de álcool em gel

A mobilização de docentes, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a produção de insumos no combate ao coronavírus, ocorre de forma intensa para atender as demandas da comunidade.

Na UFPR, em Curitiba, a produção de álcool em gel 70% está concentrada nos laboratórios da Farmácia Escola e no Departamento de Química (DQUI). Os pedidos de unidades da UFPR e de empresas externas são recebidos pela Pró-Reitoria de Administração (PRA) e distribuídas para as duas unidades, que atuam em conjunto.

Produção de Alcool em Gel na Farmacia Escola da UFPR

Segundo a professora Camila Klocker Costa, uma das responsáveis pela fabricação na Farmácia Escola, a produção já chegou, até o momento, a 300 litros de álcool. O material já foi encaminhado para o Hemepar, Casa do Estudante, Hospital de Clínicas, Hospital do Trabalhador, Polícia Civil, Força Aérea, unidades de saúde e hospitais da Região Metropolitana de Curitiba.

Na Química, a meta é que a produção alcance 100 litros por dia. O professor Rilton Alves de Freitas, um dos integrantes do grupo de trabalho do DQUI, explica que houve adequação da área do Laboratório de Físico-Química para produção do álcool em gel, com procedimentos operacionais padrão (POP) e o trabalho de voluntários vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Química e em Ciências Farmacêuticas, além de servidores técnicos do Departamento.

O grupo de trabalho conseguiu doações de um polímero alternativo, que pode ser usado para produção de álcool em gel, em substituição à matéria-prima usada normalmente, que se encontra escassa no mercado. “Fizemos alguns testes e encontramos algumas opções, usando biopolímeros, resolvendo assim o primeiro problema. Na sequência recebemos lotes de álcool etílico de varias empresas, e tivemos que estabelecer protocolos analíticos para garantir que tais lotes eram seguros para produção de álcool em gel”, relata Rilton.

Produção doada à prefeitura de Curitiba

As matérias-primas doadas à UFPR são avaliadas quanto à composição, no Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (LACAUT). Freitas explica que é necessário provar que os componentes não causam risco à saúde. “Por exemplo, álcool combustível pode conter benzeno, metanol e hidrocarbonetos em elevada concentração e, neste caso, não se prestam para uso em gel. Assim, toda matéria prima que compramos ou recebemos é analisada e um laudo é emitido antes que a produção se inicie”.

Até o momento, quase mil litros de álcool anidro e hidratado foram doados ou adquiridos pela UFPR para a produção de álcool em gel, além de insumos como embalagens, espessantes e material de limpeza das instalações.

Álcool da UFPR para o pessoal de controle de tráfego aéreo do Cindacta da FAB. Fotos: Divulgação

Os professores Camila e Rilton acreditam que as universidades públicas devem contribuir à sociedade com o conhecimento que elas oferecem com a competência das pessoas e a colaboração nos diversos projetos no combate ao coronavírus. “As instituições publicas, como a UFPR, devem assumir o protagonismo neste momento crítico que a pandemia da Covid-19 nos trouxe. Temos condições de mostrar à sociedade que não estamos desconectados da realidade social, que a universidade está aqui para funcionar como um suporte humanitário, cultural, social e econômico”, finaliza o professor Rilton Freitas.

Por Marjorie Teixeira, com supervisão de João Cubas

 

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus

 

Sugestões

Reunião do Conselho Universitário da UFPR sobre calendário acadêmico é adiada devido a problemas técnicos
A reunião do Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada hoje,...
UFPR abre concurso com 54 vagas para 22 cargos de nível técnico e superior
A UFPR publicou nesta segunda-feira (29/04) edital de concurso público para o preenchimento de 54 vagas...
UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...