História do Projeto

 

          No final da primeira década do século XXI, com o centenário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se aproximando, foi iniciado um projeto de digitalização de materiais impressos relacionados à história da instituição. O objetivo era preservar a memória da universidade e difundir as obras por meio do Repositório Institucional. Inicialmente, realizou-se a curadoria, seleção e digitalização de livros, folhetos, fotografias e diversos documentos oficiais.

          Após o trabalho de localização dos detentores dos direitos autorais e a obtenção das autorizações necessárias para a publicação das obras, o projeto ganhou um novo marco em 6 de outubro de 2021. Nessa data, uma iniciativa conjunta do Gabinete da Reitoria, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Editora UFPR, com a presença ativa do professor  Ulf Baranow, formalizou-se a criação de uma biblioteca temática no Repositório Institucional da UFPR.

          Essa ação foi viabilizada pela união de esforços entre a Editora UFPR e o Sistema de Bibliotecas, resultando na criação da “Biblioteca Temática Memória da Universidade Federal do Paraná”. Contando com uma equipe de bolsistas e estagiários, a Editora UFPR iniciou o tratamento do material digitalizado, transformando em versões digitais fac-similares os volumes originais ou em novas edições revisadas. Um exemplo notável é a obra “A Universidade do Mate“, de Ruy Wachowicz, que já existe em formato digital revisado.

          O vasto material reunido, além de sua alta qualidade, oferece uma base sólida para que novas pesquisas sejam realizadas, complementando e expandindo o trabalho já produzido. Em um legítimo reconhecimento a esse esforço, a “Biblioteca Temática Memória da UFPR” também foi nomeada “Biblioteca Prof. Ulf Baranow”, uma justa homenagem ao professor que, de forma incansável e desinteressada, continua trabalhando para preservar a memória de sua Alma Mater, onde se destacou tanto como estudante quanto como docente.

Comunicação sobre o projeto original (2012)