Entre as dez do Brasil no ranking de visibilidade

O ‘Ranking Mundial de Universidades na Web’, avaliação feita pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, elegeu a Universidade Federal do Paraná a 9ª colocada entre as universidades brasileiras ─ à frente de todas as outras instituições de ensino paranaenses. A lista leva em conta o desempenho global e a visibilidade das instituições na web, incluindo indicadores de pesquisa e qualidade de estudantes e professores, compromisso com o ensino e os resultados das pesquisas e suas relações com outros setores da sociedade.

Um dos fatores mais importantes para a avaliação do ranking são os repositórios digitais de trabalhos e teses de cada instituição. A UFPR possui a 4ª maior biblioteca digital do país, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Brasília (UnB) neste quesito.

No ranking geral da América Latina, a Federal do Paraná ocupa a 12ª posição. Desde 2004, o ranking da CSIC é divulgado duas vezes por ano e avalia 20 mil instituições de ensino superior no mundo. No ranking mundial, a Universidade Federal do Paraná ocupa a 384ª posição. Em três anos, a UFPR subiu 220 posições no ranking, considerando que em 2008 ocupava o 604º lugar.

Entre os fatores relevantes para o ranking estão estatísticas relacionadas ao número de visitantes em páginas da internet pertencentes às universidades e o número de publicações em citações bibliográficas dentro do banco de dados Google Scholar, que tem cobertura dos repositórios institucionais das universidades em todo o mundo.

Foto: Rodrigo Juste Duarte

Link(s) relacionado(s):