Encontro reúne áreas de Planejamento e Administração das IFES

Organizado pelo pró-reitor de Administração, professor Hamilton Costa Júnior, a segunda Conferência de Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior acontece em Curitiba. Desta vez, com o apoio do MEC/Sub-Secretaria de Administração que esteve presente na primeira conferência e aprovou a iniciativa. ‘Eles estão apoiando e disponibilizaram um portal no qual as equipes destas áreas estão trocando informações para beneficiar a gestão das IFES’, esclarece o pró-reitor.

O objetivo principal destes encontros, que nasceram dentro do FORPLAD – Fórum dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração das IFES é permitir às equipes expor suas ações de sucesso na gestão da instituição e que possam ser copiadas e implantadas em outras, devidamente formatadas para a instituição. ‘O que estamos fazendo é trocando experiências de sucesso que possam beneficiar o maior número de instituições. Como foi o caso da nossa experiência em reduzir custos na telefonia, apresentado na primeira conferência, e que está implantado em outras três instituições com resultados apresentados neste encontro’, esclarece.

Autonomia Universitária – Um dos temas discutidos nesta conferência foi a autonomia universitária. Quem apresentou experiências nesta área foram os vice-reitores da USP Dr. Hélio Nogueira da Cruz, da UNESP Herman Jacobus Cornelis Voorwald e o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Unicamp Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva. ‘Eles nos mostraram os pontos positivo e negativos da autonomia universitária e o que não devemos fazer nesta área’, finalizou o pró-reitor.

Abertura da 2ª Conferência de Gestão das IFES
Foto: Isabel Liviski