Encontro integra Secretários de toda UFPR

O 1º Encontro de Secretários da UFPR teve participação de 220 servidores que desempenham a função nas várias unidades da instituição. Com atuação em Departamentos, Setores, Pró-reitorias, Coordenações de Curso e de unidades administrativas, a função de Secretário é a atividade administrativa que concentra o maior número de servidores na universidade.

O alto índice de participação – ao todo somam 340 os servidores que desempenham essa função– mostrou que o encontro teve ampla aceitação dos servidores. Pela manhã ouviram da vice-reitora Márcia Helena Mendonça palestra sobre as relações interpessoais na UFPR. ‘Corações e Mentes’ foi o foco de sua fala que, para muitos, serviu para motivar e ‘abrir a cabeça’ de muitos servidores. Uma apresentação teatral do Grupo de Teatro dos Funcionários do HC fechou a programação da manhã.

‘O Marketing e você: tudo a ver’, foi o tema da tarde, com o professor e diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas Zaki Akel Sobrinho. “Não existe organização nota 10 com equipes nota 5”: esta foi a mensagem final do professor Zaki, que mostrou ao público o que é o marketing institucional e que depende dos servidores a construção de uma universidade diferente, que mobiliza talentos e produz uma imagem positiva por meio da satisfação dos seus diversos públicos. A programação fechou com a palestra “A Magia de Ser Servidor Público, com o palestrante convidado Dalmir Sant’Anna.

Segundo o pró-reitor Carlos Pereira do Rosário, foi mais um evento de sua Pró-reitoria que vem de encontro com um novo olhar para a gestão das pessoas, num trabalho procura valorizar, motivar e capacitar os servidores. Ele lembrou que, a exemplo do encontro dos Secretários, já promoveram o encontro entre os Assistentes Sociais e os próprios cursos de capacitação têm o objetivo também de integrar e atender as demandas dos servidores. Ele salientou ainda que diversos outros eventos ocorrerão nessa linha e que já está sendo organizada a Semana do Servidor, esta mais abrangente e direcionada a um número maior de servidores.

Carlos expôs que, ao participarem de um encontro motivador os servidores ganham não apenas no relacionamento pessoal (muitos sequer se encontrariam, em razão de a universidade ter vários campi), mas também na troca de experiências, que mostram que as pessoas têm que ser equipe. “Só a Pró-reitoria não faz. A gente junto pode fazer a diferença. A Universidade vai fazer 95 anos e cada um de nós fazemos parte de sua história vitoriosa”, concluiu.

1º Encontro de Secretários da UFPR
Foto: Izabel Liviski