Cassius Tadeu Scarpin e Mariana de Siqueira Guersola são os primeiros formandos do curso, que teve as atividades iniciadas em 2007. A primeira turma do curso vai colar grau apenas em 2012, mas a trajetória de Cassius e Mariana difere um pouco da maioria dos alunos.
O primeiro contato de Cassius com a Engenharia de Produção foi com professor substituto da disciplina de Geometria Analítica para os calouros, que mais tarde se tornariam seus colegas. Na época, Cassius já tinha Graduação em Matemática, o título de mestre e era aluno do Doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia, todos pela UFPR. O curso recem-iniciado abria uma nova prespectiva para o professor substituto, que prestou vestibular e tornou-se calouro novamente.
Mariana já havia cursado três anos do curso de Engenharia Civil, também na UFPR. Aluna dedicada, prestou novo vestibular e passou no recem-criado curso de Engenharia de Produção. Assim como Cassius, conseguiu fazer o reaproveitamento de disciplinas e, com isso, adiantar a formatura. E, nesse meio tempo, ainda passou um ano estudando no Canadá.
Os primeiros formandos apontam dificuldades de um curso novo, mas também elogiam muito toda a equipe. ‘Como todo início, ainda estavam se organizando, com horários, laboratórios’, diz Cassius. ‘O curso pequeno facilitou o contato, a coordenação conhece todos os alunos, temos liberdade’, conta Mariana.
Os novos engenheiros de produção não vão deixar a UFPR. Mariana acaba de ser selecionada como aluna do curso de Mestrado em Engenharia de Produção. Cassius continuará no curso, agora como professor – sua nomeação como docente saiu no dia 28 de janeiro.
Com apenas quatro anos, o curso de Engenharia de Produção já apresenta bons números: no vestibular 2010/2011, foi o 14º curso mais concorrido; os cursos de especialização e mestrado também têm grande procura e os estudantes têm possibilidade de estagiar em grandes empresas. O vice-coordenador do curso, professor Arinei Carlos da Silva, explica que o profissional da Engenharia de Produção é voltado à gestão de processor de indústrias e empresas. ‘É um profissional completo, em termos de formação, para cargos técnicos e de gerência’.
Foto(s) relacionada(s):

O coordenador do curso, Volmir Wilhelm (dir.) e o vice, Arinei Carlos da Silva (esq.) com os alunos
Foto: Rodrigo Juste Duarte
Fonte: Lais Murakami
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]