UFPR é líder em ranking de redes sociais de instituições públicas brasileiras

07 February, 2024
18:17
Por Bruna Soares
257 Visualizações
UFPR

A plataforma de inteligência Social Media Gov divulgou no dia 6 de fevereiro os resultados referentes à métrica de envolvimento das instituições públicas em redes sociais, no período de 2023. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi destaque e liderou entre as universidades e institutos estaduais e federais, conquistando o primeiro lugar, com mais de 2,5 milhões de interações.

A plataforma Social Media Gov ranqueou as dez instituições de ensino superior públicas brasileiras com maior envolvimento nas redes sociais em 2023. Imagem: Reprodução Instagram

O critério utilizado para determinar o envolvimento nas redes sociais é abrangente, incluindo não apenas o número de curtidas, mas também de comentários, compartilhamentos e vezes em que a publicação foi salva, no caso do Instagram. Esse conjunto de métricas oferece uma visão mais completa do impacto das publicações e da interação do público com o conteúdo compartilhado.

“A UFPR tem demonstrado uma presença forte e eficaz nas redes sociais, utilizando essas plataformas como ferramentas importantes para comunicação com a sociedade. Esses canais têm sido fundamentais para manter uma relação próxima e transparente”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Em 2023, a UFPR foi a única universidade pública brasileira entre as 50 indicações à final da 1ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública. A UFPR foi finalista na categoria Inclusão e Diversidade. A premiação selecionou instituições públicas por meio de critérios de envolvimento e de engajamento nas redes sociais.

Imagem: Divulgação Social Media Gov.

Para o Superintendente de Comunicação e Marketing da UFPR (SUCOM), professor Carlos Rocha, o reconhecimento alcançado pela UFPR neste ranking é um reflexo do trabalho dedicado da equipe de comunicação e da valorização do uso estratégico das redes sociais como parte integrante da missão institucional. “Essa conquista reforça o compromisso da universidade em se manter atualizada e conectada com as tendências digitais, sempre buscando formas inovadoras de se comunicar e de se relacionar com seu público”, afirmou.

A página do Instagram da UFPR alcançou 50 milhões de visualizações e o conteúdo chegou a mais de 26 milhões de pessoas em 2023. No total, foram compartilhadas 628 postagens, que receberam mais de 2,5 milhões de curtidas e 35 mil comentários. Hoje, o perfil oficial da UFPR tem quase 170 mil seguidores, o terceiro maior entre as universidades federais do país.

“O sucesso nas redes sociais vai além de simplesmente acumular seguidores. Ele reside na capacidade de se construir uma comunidade de usuários engajados que interagem ativamente com seu conteúdo, todos os dias”, conta Juliana Pinheiro, Relações Públicas responsável pelo gerenciamento dos perfis oficiais da UFPR.

Com essa posição de destaque, a UFPR reafirma sua posição como uma das principais instituições de ensino superior do país não apenas em termos acadêmicos, mas também no que diz respeito à sua presença e influência nas redes sociais, demonstrando seu compromisso com a excelência em todas as áreas de atuação.

Sugestões

14 January, 2025

Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná já podem preencher a primeira fase da Avaliação de Desempenho 2025. […]

13 January, 2025

Na manhã desta segunda-feira (13), o Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) promoveu […]

13 January, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga nesta sexta-feira (17) a relação de aprovados no Vestibular 2025 e […]

10 January, 2025

Nesta sexta-feira (10), foi lançado o primeiro volume da série de e-books resultante da disciplina “Ética e Vieses […]