O professor Iverson Ladewig, do departamento de Educação Física/Centro de Estudos do Comportamento Motor da UFPR, acaba de receber o título de Comissário Internacional de Mountain Bike. O título o capacita a arbitrar provas no mundo todo, equivalente a um árbitro da FIFA.
O Brasil possuía apenas um comissário internacional – na modalidade de ciclismo de estrada – e agora tem dois, com o professor Iverson, na modalidade Montain Bike. “A minha participação só foi possível graças ao apoio do Departamento de Educação Física, da Confederação Brasileira de Ciclismo e do Comitê Olímpico Brasileiro, através dos recursos da Lei Piva, que custearam as passagens e a hospedagem em Sidney”, afirmou o professor.
O curso de Comissário Internacional foi promovido pela UCI – União Ciclista Internacional e organizado pela Federação Australiana de Ciclismo. A UCI é o órgão que rege e organiza o ciclismo no mundo, equivalente à FIFA para o futebol.
Da América do Sul e Central, o professor da UFPR foi o único escolhido – interessados tinham que ser indicados pelas federações nacionais, exercer a função de comissário nacional por no mínimo de dois anos e ter fluência na língua inglesa – juntamente com mais 25 representantes de diversos países, como Índia, Nova Zelândia, Austrália, Holanda, Espanha, Malásia, Singapura, Filipinas, Estados Unidos, entre outros. Iverson foi um dos 12 aprovados.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Vivian Albuquerque
Gratuito, livro foi elaborado por pesquisadores que têm se debruçado sobre os impactos da inteligência artificial generativa (IAG) na pesquisa acadêmica e na ensino.
Disputas nos tribunais fundamentam tese destacada pela Capes que investigou contraposição política e jurídica que tem agricultores e indígenas de um lado; e agronegócio e transnacionais do outro.
Os candidatos que participaram da segunda fase do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem […]
Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]