Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vestibular para Letras Libras inova ao fornecer notebooks para que os candidatos visualizem a prova sinalizada

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aplica no próximo domingo (20) a prova do vestibular do curso de Licenciatura em Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais) com uma novidade para os candidatos: cada um terá à sua disposição um notebook com a prova instalada na área de trabalho e poderá rever quantas vezes desejar o vídeo com as 20 primeiras questões sinalizadas em Libras.

Esta será a primeira vez que os candidatos ao curso receberão notebooks para realizar a prova. Até a edição anterior, o vídeo com as questões sinalizadas era exibido três vezes numa tela única, e os candidatos tinham tempo predeterminado para responder cada questão. Agora, cada candidato pode gerir o seu tempo ao longo das cinco horas da prova.

Nas edições anteriores, as questões sinalizadas eram exibidas três vezes numa tela única. Foto: Marcos Solivan

Os notebooks serão utilizados apenas para a apresentação das questões. As respostas deverão ser marcadas no cartão-resposta e a questão discursiva deve ser respondida em folha própria.

A prova será realizada em Curitiba, com início às 14 horas, e terá 30 questões. Serão duas versões de prova: uma para candidatos ouvintes e outra para candidatos surdos. Ambas são compostas de 20 questões comuns objetivas sinalizadas em Libras, versando sobre biologia, física, geografia, história, matemática, química e conhecimentos específicos de Libras. A prova para os candidatos surdos tem nove questões de português como língua estrangeira, e a prova dos candidatos ouvintes tem seis questões de português e tês de língua estrangeira (inglês ou espanhol, a depender da escolha do candidato no momento da inscrição). A questão final é a discursiva (compreensão e produção de texto).

O vestibular para o curso de Letras Libras oferece 30 vagas, das quais 22 para candidatos surdos e 8 para ouvintes.

Inovações

Esta é a sétima edição do vestibular para o curso de licenciatura em Letras Libras da UFPR, cuja primeira turma ingressou em 2015. O processo vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos.

No processo seletivo 2021/2022, pela primeira vez, o edital teve uma versão escrita especificamente para candidatos surdos – o que permitiu que a versão em vídeo, baseada no edital e sinalizada em Libras, fosse também mais adequada para os candidatos. A disponibilização de notebooks é mais um passo nesse sentido.

Versão em Libras do edital do Processo Seletivo UFPR 2021/2022

Essas mudanças são consideradas parte de um processo de ajustes que deve continuar nos próximos anos, e refletem uma preocupação que se estende para o vestibular geral da UFPR, que também tem edital em Libras e intérpretes para candidatos surdos no dia das provas, além de abranger uma série de medidas destinadas a garantir a participação de candidatos com deficiência.

“Nossa preocupação é garantir aos surdos a acessibilidade linguística desde a publicação do edital até o momento da prova”, diz o professor Marcelo Porto, coordenador do curso de Letras Libras da UFPR. Primeiro professor surdo a assumir a coordenação do curso, ele diz que a prova do vestibular vem sendo aperfeiçoada desde sua primeira edição, em 2014, e hoje pode ser considerada não uma mera tradução da versão em língua portuguesa, mas efetivamente uma prova em Libras, principalmente no que diz respeito aos conteúdos específicos. A UFPR foi uma das primeiras universidades brasileiras a oferecer o vestibular bilíngue, em Libras e em Português.

O curso

O professor Marcelo Porto conta que o curso de licenciatura em letras Libras formou até agora três turmas, num total de aproximadamente 50 egressos. O curso forma professores da Língua Brasileira de Sinais para a educação básica (exigência do Decreto n.º 5.626/2005), bem como tradutores e intérpretes da língua para o português. As aulas do curso são ministradas em Libras, sem interpretação em português – com exceção de disciplinas ministradas por professores de outros departamentos que não dominam a Língua Brasileira de Sinais (nesses casos, recorre-se a um intérprete).

“Temos 10 milhões de surdos no Brasil e os alunos precisam de professores qualificados. Por isso, esperamos que mais pessoas, surdas e ouvintes, venham para o curso de Letras Libras da UFPR”, afirma Marcelo Porto.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...