Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Veja a programação do Abril Indígena UFPR 2021, que aborda a pandemia nas comunidades; lançamento na terça (6)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove uma série de atividades virtuais neste mês de abril com intuito de dar visibilidade à atuação dos povos indígenas, reafirmando sua presença na instituição. É o “#AbrilIndígenaUFPR2021”, que neste ano traz programação com eventos sobre vida, cultura e arte indígena. A live de abertura do evento está prevista para esta terça-feira (6), às 18h30, com transmissão pelo canal de eventos da UFPR no YouTube (acesse neste link) e contará com a apresentação do evento realizada por estudantes indígenas da universidade.  

Segundo a organização, o evento coloca na agenda da universidade diferentes aspectos da vida e das produções indígenas, e funciona como momento para a reivindicação e luta pelos direitos destas populações, assim como para dar visibilidade às expressões artísticas e intelectuais dos povos indígenas no Brasil.  

Na sua edição de 2021, realizada de forma totalmente virtual, o Abril Indígena UFPR propõe uma programação que aborda tanto aspectos cruciais dos efeitos da pandemia nas comunidades indígenas, especialmente do Paraná, quanto constitui um meio de divulgação das atuações de profissionais e artistas indígenas no campo da arte e da cultura. 

Além de extensa programação acadêmica e cultural, o evento trará as homenagens a duas mulheres indígenas: Bernaldina José Pedro e Indiamara Saliane Mendes. Bernaldina, conhecida como Vó Bernal, vítima da covid-19, era do povo Macuxi, residente da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR), curandeira, artista e grande conhecedora dos cantos macuxi. Indiamara, do povo Kaingang, era médica formada na UFPR e atuava no Hospital Regional do Litoral. 

Sobre o Abril Indígena UFPR

As alunas e alunos indígenas na UFPR têm um papel protagonista e decisório no desenvolvimento da programação do evento e participam ativamente nas atividades. Dessa forma, evento é, também, uma ocasião para ampliar e fortalecer as conexões entre estudantes e as comunidades e organizações às quais se vinculam, e que reverbera as contribuições indígenas na construção de uma universidade que se quer cada vez mais inclusiva e plural.

O Abril Indígena UFPR 2021 é uma iniciativa da Universidade Federal do Paraná, com organização realizada através da parceria de diferentes instâncias da UFPR: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC-UFPR), Coordenadoria de Cultura (COC-UFPR), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-UFPR), Museu de Arte da UFPR (MusA-UFPR), PET Litoral Indígena e Laboratório de Interculturalidade e Diversidade (LaID/Setor Litoral-UFPR), Núcleo Universitário de Educação Indígena (NUEI-UFPR) e Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD-UFPR). 

SERVIÇO
“#AbrilIndígenaUFPR2021 – Vida, Cultura e Arte” 
Quando:
 Durante todo o mês de abril, confira a programação do evento. 
Onde: Redes Sociais da UFPR @ufpr_oficial 
@proecufpr@maeufpr@museudeartedaufpr | @culturaufpr@pet_indigena@sipad.ufpr 
Entrada e Inscrições: GRATUITA, confira detalhes na divulgação de cada evento nas redes sociais. 

Programação completa do evento: 

06/04/2021- 18h30 – Live de lançamento da Programação #ABRILINDÍGENAUFPR2021 – Vida, Cultura e Arte. Local: Youtube de Eventos da TV UFPR. Link da transmissão deve ser divulgado no Instagram e no Facebook da UFPR.

 07/04/2021 – 19hConferência: A Articulação de Profissionais Indígenas – Conferencista convidada: Vanisse Domingos, se formou em Licenciatura Intercultural Indígena na Unichapecó e é gestora na Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen’Nó, da Secretaria de Educação de Santa Catarina. Local: SIPAD/UFPR – Canal do Youtube. 

 08, 15, 22 e 29/04 (toda quinta)“Te Informa Parente! Vacina Parente!” – Lançamentos de vídeos curtos produzidos por estudantes indígenas da UFPR difundindo informações sobre a vacina contra covid-19. Os vídeos serão dirigidos aos povos indígenas e buscam desconstruir fake news, ressaltando a importância de que todos sejam vacinados. Local: Redes sociais da UFPR. 

 12, 19 e 26/04 (toda segunda)“Territórios Indígenas”: postagens compostas por fotos, depoimentos e textos que retratarão os territórios e etnias de estudantes indígenas da UFPR.  Local: Coordenadoria de Cultura UFPR | Facebook da Coordenadoria de Cultura | Instagram. 

 13/04/2021 – 16h: Lançamento do vídeo catálogo da exposição Netos de Makunaimi: encontros de arte indígena contemporânea – Com duração de 15’, o vídeo é estruturado em entrevistas com as curadoras e os artistas da exposição, além de animações gráficas.  Local:  Museu de Arte da UFPR – MusA – YouTube. 

 14/04/2021 – 16h:  Lançamento do Protocolo “Saberes Indígenas – Ancestralidade, tradição e educação com a natureza – Roda de Conversa: Sabedorias Tradicionais com a Natureza – Apontamentos para a realização de práticas educativas interculturais”. No evento, as educadoras-pesquisadoras e autoras dialogam com os participantes sobre o percurso da pesquisa e realização do protocolo. 

ParticipamNahyr Carneiro (Mestre no Ensino de Ciências Ambientais em Rede Nacional – PROFCIAMB/UFPR); Neiva Gabriel Fernandes (PET Litoral Indígenas); Ana Elisa de Castro Freitas (LaID/PET Litoral Indígena’PROFCIAMB-UFPR) – mediação Tainara Gagnin de Oliveira (PET Litoral Indígena). Local:  SIPAD/UFPR – Canal do Youtube. 

 14, 21 e 28/04/2021 – 16h: Acervo em Foco: postagens sobre obras do acervo do MusA que trazem referências indígenas ou de artistas do acervo que dialogam com essa temática. Local: Museu de Arte da UFPR – MusA | Facebook. 

 17/04/2021 – 14h: Entrevista com  Naine Terena – doutora em Educação e docente na Faculdade Católica de Mato Grosso. Curadora da exposição Véxoa: nós sabemos, da Pinacoteca de São Paulo. Local: Lançamento em Premiere no Youtube do MAE-UFPR 

20/04/2021 – 20h: Exibição do Filme inédito “Retrato Selvagem – Eterno Retorno” – O filme trabalha de modo singular com a ideia de repetição na exploração dos povos originários, tendo como exemplo a experiência histórica de Santa Catarina. Direção: Beto Carminatti / Roteiro: Beto Carminatti e Flíbio Ferreira / Trilha sonora: Flíbio Ferreira. Local:  Coordenadoria de Cultura UFPR – YouTube. 

 24/04/2021 – 14h: Entrevista com Idjahure Kadiwel, mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ, correspondente da Rádio Yandê, editor e pesquisador de etnomídias indígenas. Local: Lançamento em Premiere no Youtube do MAE-UFPR. 

29/04/2021 – 19h: Apresentação artística do Grupo de MPB da UFPR

Estreia do vídeo da canção Índio (Celia Mara), interpretada por Mariá Sallum e instrumentistas do Grupo de MPB da UFPR , com arranjo de M. Boaretto e direção geral de Vicente Ribeiro. Local: Coordenadoria de Cultura UFPR – YouTube.

Estreia do vídeo da canção Os Rios (Cláudio Nucci e Juca Filho), interpretado por cantores do Grupo de MPB da UFPR, com arranjo e direção geral de Vicente Ribeiro. Local: Coordenadoria de Cultura UFPR – YouTube.  Local: Coordenadoria de Cultura UFPR – YouTube.

(Com informações do MAE e da Sipad)

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...