Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR tem quatro propostas aprovadas na 1ª Chamada da Iniciativa Amazônia +10

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve quatro projetos habilitados para avaliação na Chamada Iniciativa Amazônia+10, promovida pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

As propostas elegíveis são: “Rede de Inovação e transferência de tecnologia para produção sustentável do camarão da Amazônia”; “Mudanças climáticas e a sociobiodiversidade amazônica: perspectivas da herpetofauna”; “Baixo Araguaia para o futuro: O início de um programa de biomonitoramento, conservação e restauração na busca do desenvolvimento sustentável da bacia”; e “Maretórios amazônicos: ameaças aos espaços de produção de sociobiodiversidade e garantia de mundos de vida na comunidade tradicional de pesca de Jubim, Arquipélago do Marajó – Salvaterra/PA”.

A chamada Amazônia +10 tem o objetivo de apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. Os investimentos totalizam mais de R$ 50 milhões.

O edital teve a participação de 20 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP), entre elas a Fundação Araucária, por meio da qual os projetos da UFPR aderiram à chamada. Ao todo, 152 propostas foram submetidas e 97 se enquadram nas diretrizes e estão habilitadas para serem avaliadas pelo Comitê Gestor da chamada na próxima etapa.

Uma das principais demandas da chamada é de que as propostas tenham a participação de pesquisadores responsáveis de pelo menos três Estados das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada, sendo que um deles deve ser obrigatoriamente vinculado a instituições de ensino superior e/ou pesquisa, ou ainda de empresas, com sede nos estados da região amazônica (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso).

O resultado final das propostas selecionadas será anunciado no site do CONFAP (confap.org.br) no dia 11 de novembro de 2022 e pelas FAPs envolvidas via contato direto com os pesquisadores.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...