Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR Realiza Reunião com Comando de Greve dos Técnicos para Avaliação de Editais Abertos

Nesta segunda-feira (15) a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniu com o comando de greve dos servidores técnico-administrativos. O encontro foi marcado pelo compromisso mútuo em favor da pauta nacional e pelo reconhecimento das lutas por direitos. O reitor iniciou a reunião reafirmando o compromisso da reitoria com os princípios, apresentados inclusive previamente no Conselho Universitário, e salientou o apoio à recomposição salarial e à reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

Dentre os pontos discutidos neste encontro da reitoria com o comando de greve, destacou-se a questão dos editais que estão abertos na UFPR. O Reitor ressaltou a importância de se considerar as particularidades de cada edital, e os eventuais riscos de perda de recursos ou de vagas (de servidores técnicos ou docentes) que a paralisação de cada um dos editais pode implicar, bem como a especificidade de editais que são vinculados a agências de fomento (como a CAPES, CNPq ou Fundação Araucária, por exemplo). Por outro lado, a Reitoria da UFPR decidiu suspender temporariamente editais de verbas próprias a serem abertos e iniciativas que estavam em andamento, em decorrência do movimento grevista em curso e da paralisação dos docentes a partir desta semana. Entre as medidas afetadas estão o edital de fortalecimento da extensão e o início das atividades das disciplinas transversais de graduação. A decisão visa evitar possíveis prejuízos decorrentes do atual cenário de mobilização.

Estabeleceu-se como premissa a submissão das questões que causem dúvidas aos comitês de ética da greve e que esta instância – entre reitoria e comando de greve – se ocupe de questões estratégicas que eventualmente transcendam a esfera dos comitês de ética.

Foi estabelecido um cronograma de reuniões periódicas, a serem realizadas todas as segundas-feiras à tarde, para discutir a questão da greve, além da instituição de um outro cronograma para debater a pauta local. O Reitor enfatizou que pretende participar pessoalmente, sempre que possível, em todas as reuniões futuras. Nesta reunião, estiveram presentes o Reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a Chefe de Gabinete Marinês, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas (PROGEP) Douglas e o representante do Hospital das Clínicas (CHC), Railson Henneberg.

Sugestões

Núcleo de PD de Energia Autossustentável lança seu mais novo trabalho; saiba mais
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da Universidade Federal do...
Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão (PPGOLD) da Universidade Federal...
Projeto de extensão da UFPR participa do lançamento da Festa Feira PPPEA na Praça, em Guaratuba
O Programa de Extensão Universitária Agroecologia e Movimento e os Projetos de Extensão Sistemas Agroflorestais...
Voluntários das Universidades Federais unem esforços em apoio ao Rio Grande do Sul
As Universidades Federais de Minas Gerais, Paraná, Universidade de Uberaba, Instituto Federal do Sul...