O Programa de Pós-graduação em Letras (PPG-Letras) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o curso “Introdução ao manual escolar de língua portuguesa” em uma parceria com o município de Matala, província da Huíla, na República de Angola. Participam da formação 53 professores de língua portuguesa do primeiro e segundo ciclos da cidade angolana, o que equivale ao ensino médio no Brasil.
Com 15 horas de duração na modalidade remota e organizado com atividades síncronas e assíncronas, o curso visa fomentar discussões sobre a importância do livro didático na preparação dos professores de língua portuguesa com foco nos aspectos da produção, circulação e uso em sala de aula.
A atividade é ministrada pelos professores angolanos Jeremias Abel Graciano Boio, doutorando em Linguística do PPG-Letras da UFPR, e Joaquim Martinho, doutorando da Universidade de Évora (Portugal), e pelos professores brasileiros Clécio dos Santos Bunzen, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Sandro Luís da Silva, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
A aula inaugural ocorreu no dia 13 de outubro e teve participação da professora Teresa Cristina Wachowicz, coordenadora do PPG-Letras da UFPR e orientadora de Jeremias Boio, além de Isaías Abel Kambinda, diretor municipal de educação de Matala, e de diretores das escolas do município. O curso segue até 10 de novembro, totalizando seis encontros remotos.
Para Teresa, a formação também é uma fonte para a pesquisa do doutorando. “O objetivo é discutir o livro didático utilizado na Angola, especialmente o voltado ao ensino de Português. Para além de amparar os professores angolanos, que têm sede por falar e discutir sobre o seu objeto de trabalho, vem trazer o substrato essencial à análise proposta por Boio no doutorado: as experiências dos professores”, afirma.
Por Comunicação do PPG-Letras UFPR