De 1º a 4 de dezembro, o Auditório Eny Caldeira, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reunirá estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais da área e interessados de toda a América Latina para discutir políticas, práticas e experiências que promovam uma educação superior mais inclusiva e acessível. Inscreva-se para o 1º Congresso Latino-Americano de Acessibilidade e Inclusão na Educação Superior aqui.
Para a coordenadora geral do evento, o congresso será um espaço para compartilhar experiências nacionais e internacionais para o aprimoramento de conhecimentos. “As trocas vão contribuir para o fortalecimento de redes institucionais voltadas à promoção da diversidade, em defesa dos direitos e do protagonismo, em particular das pessoas em situação de deficiência na educação superior”, afirma Laura Ceretta Moreira, professora da linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPR.
A conferência de abertura, intitulada “Educação especial de perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos e seus desdobramentos nos sistemas educacionais” será ministrada pela docente Rosalba Maria Cardoso Garcia, doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob mediação de Sueli de Fátima Fernandes, professora do PPGE da UFPR e uma das coordenadoras do evento.
Estão previstas mesas redondas sobre direitos das pessoas com deficiência na educação superior e no mercado de trabalho; avaliação das políticas universitárias na América Latina; o papel dos núcleos de acessibilidade para as políticas de educação superior no Brasil; e acessibilidade e inclusão na América Latina. As atividades incluem momentos culturais, exibição de filme com mesa de debate e apresentação de painéis interativos com a temática “Rotas inclusivas – ensino, pesquisa e extensão nas universidades latino-americanas”.
Os avanços e perspectivas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), serão abordados na palestra da secretária nacional da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
A programação do congresso latino-americano conta com a colaboração de representantes da Universidad do Chile e da Universidad de Playa Ancha, situada no mesmo país; de três instituições de ensino argentinas – Universidad Nacional del Litoral, Universidad Nacional de Entre Ríos e Universidad Nacional de Tucumán; da Universidade Pedagógica Nacional, na Colômbia; e da Universidad de la República, no Uruguai.
Também atuarão como debatedores e mediadores docentes da UFPR e o coordenador de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe),Wagner Bitencourt; profissionais da Federal de Santa Catarina (UFSC); da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); da Universidade Estadual Paulista (Unesp); da Federal da Integração Latino-Americana (Unila); da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); e da Federal de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Igualmente, participam membros da Rede de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior em Universidades da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila), da Rede Ibero-Americana de Educação em Direitos Humanos e Cidadania Democrática; da Rede Interuniversitária Latino-Americana e Caribenha sobre Deficiência e Direitos Humanos (Redlat); da Rede Latino-Americana de Inclusão Docente, da Câmara Municipal de Curitiba e do Instituto Paranaense de Cegos (IPC).
Confira a programação completa no perfil do evento no Instagram.
Mais informações pelo e-mail icongressoufpraugm@gmail.com.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está presente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas […]
Óbito reforçou a urgência na conservação da espécie, considerada criticamente ameaçada de extinção. Por LEC-UFPR O filhote de […]
O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná está completando 75 anos de história. Fundado em 17 de […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) manifesta sua solidariedade aos municípios localizados no Centro-Sul do Paraná recentemente atingidos […]