Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR planeja construção de Centro de Inovação em Ciência e Tecnologia em Palotina com apoio da Finep

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberá apoio financeiro para implantar um Centro de Inovação no Setor Palotina. A instituição foi uma das selecionadas na edição de 2022 da Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/Programa Ambientes de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o projeto “Centro de Inovação em Ciência e Tecnologia de Palotina (CICT)”. A proposta da universidade está entre as 18 aprovadas pela empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A finalidade da proposição inscrita pela UFPR: implantar o Centro em Palotina para consolidar um espaço voltado para o fomento tecnológico da região oeste do estado, para desenvolvimento, prototipagem, teste e validação de soluções que atendam às demandas locais e regionais.

Coordenado pelo professor Maurício Guy de Andrade, do Departamento de Engenharias e Exatas (DEE) do Setor Palotina, o projeto vislumbra o a criação e o aprimoramento de tecnologias, principalmente ligadas ao agronegócio. Na visão do docente, é essencial criar plataformas de tecnologias que possam reduzir custos, minimizar riscos, incrementar qualidade nos processos e socializar o acesso à inovação aberta para todas as empresas e sociedade em geral.

“O Centro de Inovação em Ciência e Tecnologia de Palotina irá propiciar um ambiente de inovação na cidade, gerando e escalando ideias, aumentando a conexão entre indivíduos e, principalmente, entre a universidade, as empresas e a comunidade, criando produtos, projetos e processos de impacto e que tragam melhorias para a vida das pessoas”, afirma Andrade.

Segundo José Sikora Neto, diretor de Prospecção e Portfólio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn), as ações permeadas por parcerias entre a universidade, o poder público municipal e as empresas irão viabilizar um espaço colaborativo de inovação. “A execução de projetos com potencial para gerar patentes, registros e transferência de tecnologia da Federal do Paraná para as instituições e a comunidade estabelece um espaço para a geração de ideias”, conclui.

De acordo com Maurício, o valor aprovado, de dois milhões de reais, será destinado para a construção do prédio de 557 metros quadrados do CICT-Palotina. A previsão é de que a obra seja concluída em cinco anos. O Centro será alocado em um terreno doado em 2013 à UFPR pela Prefeitura da cidade. O projeto conta, ainda, com a participação e o aporte de recursos do Município no da ordem de quinhentos mil reais, os quais devem ser usados para a reforma da Incubadora Municipal de Palotina.

A Chamada Pública da Finep é anual e tem o objetivo de selecionar projetos para receber apoio financeiro de instituições de pesquisa e empresas brasileiras que visam contribuir para o progresso científico e tecnológico do país.

Confira as propostas contempladas na edição 2022 da Chamada Pública da Finep

Por Felipe Reis, com informações da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn-UFPR) 

Sob orientação de Bruna Bertoldi Gonçalves

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...