A Universidade Federal do Paraná iniciou o período para transferência de estudantes de graduação de outras instituições de ensino superior. As inscrições para a modalidade Transferência do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) podem ser feitas até as 12 horas do dia 15 de julho.

Os candidatos da modalidade Transferência precisam realizar uma prova objetiva como parte do processo seletivo, prevista para o dia 15 de agosto de 2021. As inscrições devem ser feitas no site do Provar. A taxa de inscrição custa R$ 160,00 e os pedidos de isenção podem ser feitos até o dia 02 de julho.

Este ano, o Provar oferece 295 vagas para transferência nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná para estudantes com registro acadêmico ativo em outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira. É preciso que o curso de origem seja identificado como curso afim pela coordenação do curso desejado. Por exemplo, o curso de Gestão da Informação, do campus de Curitiba, oferta 20 vagas que podem ser preenchidas por alunos de cursos como Administração, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Jogos Digitais ou Sistemas da Informação.

Em Curitiba, são 171 vagas, sendo três para o curso de Medicina. No campus da UFPR em Jandaia do Sul, o curso de Engenharia Agrícola oferta 20 vagas, das 48 disponíveis no total. Matinhos e Pontal do Paraná oferecem 11 vagas cada. Em Palotina, das 54 vagas abertas para transferência, quatro são para o curso de Medicina Veterinária. O quadro de vagas ofertadas e os cursos afim estão disponíveis no edital.

As vagas ociosas da graduação na UFPR são preenchidas através do Provar, no formato atual, desde 2003. Essas vagas são provenientes de abandono de curso, cancelamento a pedido, transferência para outras instituições, reopção de curso e mudança de turno, habilitação e campus.

Todas as informações sobre a transferência estão disponíveis no edital nº 06/2021 – SOCV/COPAP/PROGRAD/UFPR. O link para inscrições está disponível no site www.prograd.ufpr.br/portal/provar.