UFPR Litoral insere comunidade na vida política de Matinhos

O debate entre os quatro candidatos que concorrem à Prefeitura aconteceu na última quarta-feira, 17 de setembro, no campus da UFPR Litoral. Todos os candidatos participaram: o atual prefeito Francisco Carlim dos Santos, o Xiquinho do PSDB, que tenta a reeleição; o empresário Eduardo Antonio Dalmora do PDT; o comerciante Elton Francisco Silva Pereira do PTC e José Maria de Paula Correia Partido do PMDB.

Foi mais uma atividade ligada a um dos espaços curriculares de aprendizagem que existe na UFPR campus Litoral, que é o de ICH – Interações Culturais e Humanísticas. Nas ações do ICH são propiciadas diversas ações em todos os cursos ofertados naquele campus e que levem à reflexão sobre variados temas, apresentações de grupos artísticos, de pessoas e personalidades que fazem a diferença nas suas áreas de atividade, entre outros.

A exemplo das demais atividades ofertadas dentro do espaço ICH, também as eleições tiveram essa interação: por meio dos estudantes da UFPR Litoral a população de Matinhos pôde participar mais da vida política da própria cidade. Segundo o professor Breno Bellintani, coordenador do ICH, aproximadamente 60% dos alunos do campus litoral são do Litoral. Dez dias antes do debate eles elencaram oito temas que consideraram mais importantes para fazer as perguntas, que foram respondidas pelos candidatos na forma de sorteio. Os alunos fizeram a “ponte”, trazendo as questões dos próprios familiares, representando assim a população.

Em uma sala reservada, os quatro candidatos participaram do debate com segurança, estrutura e apoio de respectivos assessores. O debate foi transmitido ao vivo pela TV Educativa do estado, exibido em um telão na tenda de eventos do próprio campus Litoral e em vários espaços de Matinhos. Também a Rádio Ativa FM transmitiu ao vivo para a região. O professor Breno comenta que o assunto “eleições” foi incluído efetivamente nas discussões das pessoas e mesmo agora, uma semana após, elas continuam a debater o assunto. “Colocamos as eleições na pauta da cidade, na pauta do município”, enfatiza Breno, ao avaliar que foi uma ação importante para os alunos, mas principalmente para a própria população que passou a participar mais da vida política da cidade. O professor ressalta que a oportunidade foi decisiva para que muitos definessem – ou redefinissem – o voto, uma vez que as decisões, até então dos eleitores, estavam pautadas apenas pelas falas dos candidatos no horário eleitoral gratuito.

A estudante Letícia Rodrigues Albuquerque, do 5º período do curso de Gestão e Empreendedorismo, é uma das pessoas que acabou definindo o voto depois do debate. “Por mais que você conheça, não tem espaço para ouvir propostas”, disse, comentando que as matérias sobre as eleições geralmente são de acusações entre os candidatos nas notícias dos jornais locais. Letícia comenta que a UFPR Litoral é a única instituição em Matinhos capaz de promover um debate como o que foi realizado. “É um campo neutro”, explicou, ao dizer que a cidade parou para ver o debate. “Teve escola que ficou sem aula, os alunos foram para o ginásio assistir o debate pela TV”, disse Letícia, emendando que a cidade “parou” para conferir o que os candidatos tinham a dizer, pincipalmente os dois que encabeçam as pesquisas na disputa acirrada: “Aqui a rivalidade é muito grande, 50% para o atual candidato que quer a reeleição e 50% para o empresário que quer mudança”, explicou Letícia, que concluiu: “Foi um momento muito importante, mostrou que a universidade não é só um centro de estudos, um lugar que só entra quem passou no vestibular, mas é também lugar para outras pessoas que vêm aqui aprender inglês, informática, uma instituição que promove um debate, uma interação para melhorar a qualidade de vida, para que as pessoas se sintam mais satisfeitas e mais felizes. É assim que a gente se sente parte da universidade”.

Público assiste debate na UFPR Litoral

Público assiste debate na UFPR Litoral