A Universidade Federal do Paraná é uma das instituições parceiras na elaboração do livro “Estradas rurais: desafios e propostas na conservação do solo e da biodiversidade”, que será lançado no dia 17 de junho, às 14h, na sede da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, no centro de Campo Mourão (PR). O evento marca o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, data simbólica para uma obra que propõe soluções sustentáveis para a gestão de estradas no meio rural.
Duas servidoras da UFPR — a professora Yara Moretto e a técnica Gabriela Sponchiado Hein, ambas do Setor Palotina — estão entre os autores do livro, que foi construído de forma colaborativa por pesquisadores e estudantes de diversas instituições públicas de ensino superior e órgãos de atuação ambiental. A iniciativa foi liderada pela Universidade Estadual de Maringá, por meio do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), que possui conceito 7 na CAPES, o mais alto da avaliação nacional.
O projeto teve origem em uma disciplina do PEA, conduzida pelo professor Edivando Vitor do Couto. A proposta partiu de uma demanda concreta da região de Campo Mourão, onde agricultores e gestores enfrentam impactos ambientais decorrentes da precariedade na manutenção de estradas rurais. O tema chegou ao programa por meio de uma parceria com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná.
Transformado em desafio didático, o problema motivou os estudantes da disciplina a elaborar um material acessível, com linguagem clara e exemplos locais. A construção da obra envolveu pesquisa em campo, escuta de gestores municipais, análise de dados e o engajamento de outras instituições. Além da UFPR, também participaram a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Aliança Tropical de Pesquisa da Água e o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, do Centro de Ciências Biológicas da UEM. A publicação foi viabilizada com apoio da Editora da UEM (EDUEM) e da Biblioteca Setorial do NUPELIA.
A obra apresenta um panorama dos principais problemas relacionados à degradação de estradas rurais — como erosão do solo, fragmentação de habitats, impactos sobre cursos d’água e invasão de faixas de domínio — e propõe diretrizes para a adoção de práticas sustentáveis, que conciliem a conservação ambiental com o desenvolvimento agrícola e o bem-estar das comunidades.
Além de funcionar como ferramenta técnica, o livro também cumpre o papel de traduzir a ciência para a sociedade, ampliando o impacto social dos programas de pós-graduação. O trabalho coletivo entre instituições públicas e o envolvimento de diferentes áreas do conhecimento resultaram em uma publicação que extrapola os limites regionais, sendo útil a todos que convivem ou atuam em territórios rurais.
A versão digital do livro está disponível gratuitamente no site da Livraria EDUEM:
https://livraria.eduem.uem.br/loja/estradas-rurais-desafios-e-propostas-na-conservacao-do-solo-e-da-biodiversidade/
Por meio das unidades Casa, a campanha de imunização da Influenza já começou na UFPR Os Centros de […]
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS), da Universidade Federal do Paraná, acaba de ter reconhecida uma conquista […]
A Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina lançou no dia 4 de junho a coleção Integração das […]
Projeto de pesquisa e extensão do Setor de Ciências Jurídicas apresenta nova edição de obra gratuita no dia […]