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“Sextas na Pós”: pesquisas na educação infantil sobre a relação espaços e materialidades como indicativo de qualidade

O “Projeto Sextas na Pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-graduação (PPGs) em Educação e em Letras, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), inicia o segundo semestre com a mesa-redonda “Espaço e materialidade(s) na Educação Infantil”, no dia 5 de agosto, das 19h às 21h, pelo canal do PPGE no YouTube.

O evento é coordenado pelas professoras do PPG Educação, Angela Scalabrin Coutinho e Catarina Moro, e traz para debate as pesquisas elaboradas, no mestrado do PPGE, por Ana Julia Lucht Rodrigues sobre o processo de construção do espaço da creche a partir da(s) materialidade(s) para os bebês e por Jéssica da Costa Ricordi a respeito da utilização, transformação e ocupação dos espaços internos da escola.

A mestra em Educação Ana Julia Lucht Rodrigues desenvolveu seu estudo em uma instituição pública de Educação Infantil do munícipio de Curitiba, durante o ano de 2019. Ela observou práticas culturais e materiais dos bebês de 13 a 23 meses como o perambular na creche, os usos funcionais das coisas e as coreografias do brincar e analisou as relações entre os bebês e tais materialidades de modo a compreender como constituem e constroem o espaço. Em sua metodologia, utilizou levantamento bibliográfico, observação participante, elaboração de diário de campo, registros fotográficos e audiovisuais, entrevistas com professoras do berçário e com diretora da instituição, assim como a contagem e catalogação dos materiais disponíveis no centro municipal de educação infantil pesquisado. A partir dos resultados, apresentou um conjunto de orientações propositivas para a organização do espaço da creche no intuito de garantir e promover os direitos das crianças, desde bebês.

Com metodologia semelhante, a mestra em Educação Jéssica da Costa Ricordi realizou estudo de caso em uma escola municipal da cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, que atende crianças de 4 e 5 anos (Educação Infantil), turmas de 1º a 5º anos (Ensino Fundamental anos iniciais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ela priorizou a análise do espaço da instituição escolar, abrangendo sua organização, utilização e ocupação pelos docentes e o modo como é ressignificado pelas crianças de quatro e cinco anos. Entre diversos objetivos, analisou a relação entre as concepções de criança e de infância e sua relevância na construção e efetivação de políticas de direito infantil, bem como o uso que as crianças fazem da escola e as relações das professoras com a instituição pesquisada. Entre os principais resultados do estudo, Jéssica destaca a necessidade de escuta das crianças por parte das docentes para melhor organização dos ambientes e obtenção de maior efetividade no cotidiano educativo. Ela também observou a dicotomia entre: espaços que oportunizavam interações, ocupação e transformação e outros que limitam tal atuação. O estudo demonstrou a importância de modificar o espaço e transformá-lo afim de oportunizar o protagonismo infantil, o que se configura como um indicador de qualidade para a Educação Infantil e para todas as etapas da Educação Básica.

Projeto “Sextas na Pós”: mesa-redonda “Espaço e materialidade(s) na Educação Infantil”

Data: 5 de agosto de 2022

Horário: 19h às 21h

Transmissão: canal do youtube do PPGE

Por Comunicação do PPGL

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