Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto Universidade na Escola é apresentado a professores da região de Apucarana

Alunas do Universidade na Escola apresentam projetos a professores da rede pública – Fotos: Integra/UFPR

Em uma das manhãs mais frias do ano, o campus de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná recebeu diretores e pedagogos de escolas vinculadas ao Núcleo Regional de Educação de Apucarana. O projeto Universidade na Escola, coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra/UFPR) fez parte da programação de atividades formativas realizadas nesta quarta-feira (18).

O diretor do Integra, professor Renato Bochicchio, relata que a atividade contou com a interação direta do projeto com os integrantes de 61 colégios, “em uma grande experiência de aproximação da atuação da UFPR no Norte do estado junto à rede pública de ensino”. “Mais importante foi perceber a valorização que as escolas deram ao projeto. Como uma peça que faltava no quebra-cabeça na relação entre a universidade e a escola”, explica Bochicchio.

O Projeto Universidade na Escola tem como objetivo aproximar a realidade universitária dos estudantes da rede pública de ensino, ao apresentar um conjunto de informações sobre as políticas de acesso e permanência, a importância da Universidade pública para o desenvolvimento nacional, o cotidiano universitário e as regras para o vestibular e ENEM, estimulando a democratização do ensino superior.

A apresentação foi realizada pelas estudantes do setor Litoral Nicolli Bremer dos Santos e Vitória de Lara Miranda, ambas oriundas da rede pública de ensino e integrantes do projeto Universidade na Escola. Além das atividades formativas, o público de mais de 150 diretores e pedagogos pôde conhecer as instalações do campus de Jandaia do Sul.

A realização da apresentação foi possível a partir de negociação entre o diretor do Campus Jandaia do Sul, professor José Eduardo Padilha de Sousa e o chefe do NRE de Apucarana, Vladimir Barbosa da Silva, que abriu espaço para a UFPR no evento com as escolas. Padilha considera que essa primeira aproximação teve um efeito muito maior que o esperado, mostrando que a baixa procura pelos cursos no vestibular não era pela falta de interesse, mas pelo desconhecimento do campus – inclusive pelas escolas da cidade.

Os participantes “ficaram maravilhados com a estrutura, laboratórios, com tudo o que a UFPR pode oferecer. A receptividade foi muito boa e devem surgir outras ações”, conta Padilha. Além de levar informações sobre a Universidade, acesso e assistências estudantis para as escolas, a ideia é que o campus Jandaia seja visitado pelos alunos de escolas públicas da região. “Os jovens precisam ver, enxergar e se sentir pertencente a essa realidade da universidade pra poder escolher e vir fazer os cursos aqui. Acho que Jandaia vai ser um exemplo. A Universidade tem que estar inserida na comunidade, pois esse foi o objetivo da integralização dos campi, da Universidade pra fora da sede”.

Adaptando a frase “só a educação dá oportunidades iguais a quem a vida deu caminhos diferentes” Padilha completa: “só a universidade pública no interior dá oportunidades iguais a quem nasceu em lugares diferentes” e “o público do interior dá oportunidades para a universidade pública existir em lugares diferentes”.

Equipes da UFPR e do Núcleo Regional de Educação de Apucarana

Maria dos Anjos Grangeiro da Silva, servidora do NRE de Apucarana, reforça o desejo de manter a parceria: “A possibilidade que vislumbramos com esse evento de hoje é de aproximação da Universidade com nossas escolas e o NRE. Avalio que podemos desenvolver um trabalho em parceria, para o bom desenvolvimento da educação pública de nossa região. As possibilidades que vocês apresentaram, trazem à tona o direito à Universidade pública, gratuita e de qualidade para que nossos estudantes tenham o desejo de prosseguir no processo de escolarização. Que essa parceria se fortaleça e proporcione muitos frutos”, diz a servidora.

Em breve, o projeto atuará diretamente nas comunidades escolares, interagindo com os estudantes da rede e apresentando o potencial individual de acesso à universidade pública da região. As ações do projeto Universidade na Escola serão realizadas também no Oeste e no litoral do Paraná, compreendendo os municípios de ao menos quatro núcleos regionais de educação: Apucarana, Assis Chateaubriand, Toledo e Paranaguá.

Atualizado em 20/05/2022

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...