O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs) de Educação e de Letras da UFPR, traz uma importante discussão para o encontro desta semana sobre “os desafios do retorno às aulas presenciais: o processo de alfabetização das crianças e as vivências ecoformadoras de professoras”. O evento ocorre de forma remota, nesta sexta-feira (8), com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do PPG Educação, das 19h às 21h.
As docentes do PPG de Educação Verônica Branco e Carla Luciane Blum Vestena coordenam as apresentações de pesquisas sobre educação integral; aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita nos anos iniciais do ensino fundamental; aperfeiçoamento da produção textual; estratégias de compreensão leitora na fluência e na compreensão de texto de estudantes do 4º ano do ensino fundamental.
Durante a pandemia, o cenário de analfabetismo entre crianças cresceu 65,6% em relação a 2019. Segundo levantamento da ONG Todos pela Educação, na faixa etária de 6 a 7 anos, o número de crianças que não sabia ler ou escrever passou de 1,429 milhão em 2019 para 2,367 milhões, em 2021. De acordo com os dados, chega-se ao exemplo de que em uma sala de aula com 25 alunos dessa faixa etária, 10 não sabem ler e escrever. A professora Verônica Branco, do PPG Educação, explica que desenvolver muitas atividades de leitura e escrita e monitorar o avanço da construção infantil sobre a língua escrita pelas crianças ajustando as instruções, os instrumentos e a metodologia do ensino, em cada uma das fases, é uma forma eficiente de garantir a compreensão das crianças sobre esse objeto de conhecimento. Ela também alerta que “com uma aula de leitura por semana e a ausência de biblioteca nas escolas é quase impossível melhorar o desempenho dos estudantes”.
Sextas na pós
Data: 08 de abril
Horário: 19h às 21h
Canal do Youtube do PPG Educação
Apresentações:
“Professores escritores de Contos de Aventuras: Apreender a escrever para saber ensinar” – Doutora Rosângela Valachinski Gandin – Pedagoga da UFPR- Litoral Coordenadora do Programa de Extensão: O mundo mágico da Leitura.
“Ensino explícito de estratégias de compreensão leitora e o impacto na fluência e na compreensão de texto” – Mestre Simone Aparecida Conerado. – Profa. das redes municipal de Curitiba e Estadual do Paraná.