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Projeto de extensão divulga a produção científica do Departamento de Fisiologia da UFPR

Como a dor crônica afeta a formação de memórias? O horário do sono influencia a qualidade de vida? Como o diabetes não controlado interfere na respiração e no diafragma? 

A resposta dessas e de outras perguntas estão nos vídeos do projeto de Extensão “Fisiologia na UFPR”. O material, veiculado em redes sociais, é elaborado com base em artigos científicos do Departamento de Fisiologia, publicados de 2018 a 2021.  

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Bruno Jacson Martynhak, os vídeos buscam dar visibilidade à ciência cotidiana, em que muitos resultados podem ser considerados negativos ou pouco relevantes. “A mídia tradicional provavelmente vai pegar aquilo que é mais impactante, mais curioso. Então, queremos também divulgar os pequenos resultados que a gente também encontra”. 

O vídeo mais recente do projeto mostra uma pesquisa sobre contaminantes ambientais que foram encontrados em gestantes

A ideia do projeto surgiu quando o professor assistiu um vídeo de três minutos, em que dois pesquisadores resumem seus experimentos em uma conversa. Com a pandemia, as entrevistas deram lugar aos vídeos, com uma narração e figuras que contextualizam os resultados obtidos. A inspiração vem de canais como o Nerdologia e CrashCourse. Além de Bruno, dois estudantes de Ciências Biológicas, uma de Biomedicina e três pós-graduandos em Fisiologia contribuem com o roteiro, escolha de imagens e publicações nas redes sociais. 

O professor destaca também que as ferramentas utilizadas para o ensino remoto ajudaram a equipe a aprimorar técnicas de captação e edição. “Se não tivéssemos o ensino remoto eu não sei quanto tempo isso ficaria só na minha cabeça e iria para a realidade”, resume. 

Os vídeos baseados nas pesquisas do Departamento irão ao ar até o final do ano. Para 2022, a equipe pretende trazer assuntos gerais sobre a Fisiologia para elaborar novos conteúdos. Assim, pretende-se aproximar ciência e sociedade, dando visibilidade à construção do conhecimento de forma dinâmica. “O que a gente faz fica muito escondido, em parte porque justamente a gente não chegou em um consenso. Acredito que fazer essa divulgação para mostrar o não consenso torna a ciência confiável. Está sendo divertido, espero que as pessoas sigam!”, espera Bruno. 

O material do projeto “Fisiologia na UFPR” está disponível no YoutubeFacebookInstagram e Twitter. 

Texto: João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)

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