UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Profissão de Relações Públicas é valorizada em evento na UFPR; 19 de abril

Na próxima segunda-feira (19), às 19 horas, a turma de estudantes da disciplina de Projeto Agência I, do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), organiza um evento on-line que traz dois profissionais da área para debater a carreira que foi regulamentada há mais de 50 anos no Brasil. A primeira convidada é Maria Aparecida Ferrari, professora da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). O segundo convidado é Guilherme Alf, da Escola de RP. A proposta é divulgar as funções dos profissionais de relações públicas, mostrando cenários da academia e do mercado.

O evento foi planejado a partir da questão que todo estudante se depara durante o curso:” O que faz um profissional de relações públicas mesmo?”. A maioria dos estudantes da área conta que já ouviu esse tipo de questão de familiares, amigos e até mesmo de colegas de outros cursos da comunicação. Para fortalecer a imagem desse profissional, os estudantes de Relações Públicas da UFPR organizam o evento “Identifique-se”, que será transmitido pelo YouTube. O evento faz parte da atividade da disciplina Projeto Agência, ministrado pela professora Claudia Quadros. Dirigido aos estudantes e interessados na profissão, o evento vai discutir as funções de um relações públicas com uma pesquisadora e um profissional da área.

A área de atuação do profissional de Relações Públicas é bastante ampla. Logo, o que poderia ser um ponto positivo pode tornar-se um desafio para o estudante na hora de definir a profissão de Relações Públicas. Diante deste cenário, o evento tem a intenção de enfatizar o papel e valor do profissional de relações públicas dentro de uma organização. Por ter uma visão mais ampla da comunicação, esse profissional é essencial em várias fases do processo comunicacional.  Porém, de que forma o profissional de Relações Públicas se torna essencial, quando confrontado a outros profissionais de comunicação? Os publicitários e os jornalistas, que também enfrentam crises em sua profissão, parecem não ter dificuldades em definir suas profissões e nem enfrentam o desconhecimento das pessoas sobre as suas carreiras.

Essa é uma das questões que fomentou a criação do evento “Identifique-se RP” e promete conduzir o debate, que terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube COMTV UFPR. Os  dois painelistas convidados  possuem larga experiência sobre o assunto debatido. A professora Maria Aparecida Ferrari tem várias pesquisas que abordam aspectos teóricos e históricos das relações públicas. Guilherme Alf já exerceu a profissão em diferentes áreas de atuação e sempre procura debater a representatividade em seus diversos projetos.

Saiba mais sobre Maria Aparecida Ferrari

A professora Maria Aparecida Ferrari é livre docente em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual realizou o seu mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. Ela tem duas graduações: Ciências Sociais pela USP e Relações Públicas pela Anhembi Morumbi. Docente há mais de 20 anos, ela também é uma das fundadoras da ABRAPCORP – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Na sua pesquisa, a professora Maria Aparecida Ferrari apresenta a profissão de RP como um conjunto de atribuições abrangente e complexo, tanto por seu caráter multidisciplinar quanto pela pluralidade de opções àqueles que vão exercê-la. Desse modo, o seu nome foi o mais votado entre os estudantes da UFPR que organizam o evento para representar docentes e pesquisadores no “Identifique-se RP”.

O trabalho da professora dialoga com as dúvidas frequentes experimentadas pelos estudantes do curso, como a dificuldade em escolher um segmento da profissão, como aponta a estudante Bruna Dias, quando questionada sobre a Identidade profissional e as áreas de atuação. “Bom, acredito que todos nós, estudantes, encontramos dificuldades desde a escolha do curso, mas comigo, foi o contrário, me identifiquei com RP logo que conheci a profissão, No entanto, entre tantas áreas de atuação, até hoje é confuso entender o que eu realmente gosto”, confessa a estudante do curso de Relações públicas.

Conheça mais Guilherme Alf

Guilherme Alf é formado em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing.  Atua no mercado da comunicação há mais de 20 anos, exercendo diversas funções. Criador da Escola de RP e RP Week, Guilherme Alf faz questão de destacar as diversas áreas de atuação e a questão da identificação em suas aulas. Ao lado da sócia Amanda Takassiki eles não param de ressaltar o mantra: “Todo Mundo precisa de um RP”. Em entrevista aos estudantes que o convidaram para participar do evento, Guilherme Alf disse que “o profissional de relações públicas é o profissional mais amplo! O RP tem uma leitura de cenário e um olhar macro muito interessante, e isso é algo que acaba se tornando um diferencial”.

           Para Guilherme Alf, é necessário destacar profissionais que atuem como Relações Públicas para dar visibilidade à ocupação. A falta de um herói  RP também  é percebida pelos estudantes. “Encontro dificuldade em criar referências nas relações públicas pela falta de um ídolo que existem em outros cursos”, destaca a estudante Bruna Dias. O painelista convidado acrescenta: “A gente precisa de referências e inspiração, principalmente quando somos jovens. E o interessante é que a profissão de relações públicas têm referências bibliográficas incríveis, com grandes autores e professores, mas faltam profissionais que estejam mais expostos, ou seja, não faltam bons profissionais, falta espaço e mídia para eles.”

Sobre o evento Identifique-se, Alf destacou que é “muito a favor desse tipo de evento, principalmente com profissionais que atuam no mercado, porque muitas vezes a academia só fornece a base e não tem essa função de preparar 100% para o mercado. Esse tipo de evento complementa o conteúdo que o curso oferece, além de ser importante que o aluno tenha diferentes visões.” A estudante Bruna Dias concorda com essa percepção e acredita que “o evento vai ajudar a direcionar os graduandos a analisarem seus perfis e encontrarem a identificação e o esclarecimento que precisam.”

Programação do evento IDENTIFIQUE-SE RP!

Data: 19 de abril

Horário: 19 horas

Transmissão: canal no YouTube COMTV UFPR  

Inscrições: gratuitas e podem ser feitas neste link

* 19h: Recepção dos convidados e cerimonial do evento

 *19h10: Primeira palestra

Convidado: Guilherme Alf, profissional de RP e professor da Escola de RP.

Tema: “Manual do RP”

 * 19h45: Espaço para perguntas

 *19h55: Intervalo

 *20h05: Segunda palestra

Convidada: Maria Aparecida Ferrari, professora da Eca/USP.

Tema:  “Repensando as Relações Públicas no mundo do trabalho”

*20h50: Agradecimentos, sorteios de livros e finalização do evento

Release elaborado pela Equipe de Assessoria e Pesquisa do Evento Identifique-se RP

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...