Imagem Padrão

Professor Francisco Marques leva ciência a crianças no Hospital Pequeno Príncipe

02 dezembro, 2015
14:43
Por
Extensão e Cultura
O professor Francisco Marques, no Hospital Pequeno Príncipe: ciência e conhecimento a crianças: Imagem: Assessoria de Comunicação do Hospital Pequeno Príncipe.

O professor Francisco Marques, no Hospital Pequeno Príncipe: ciência e conhecimento a crianças: Imagem: Assessoria de Comunicação do Hospital Pequeno Príncipe.

O professor-doutor Francisco de Assis Marques, do Departamento de Química da UFPR, deu um belo exemplo nesta semana da importância do trabalho de extensão da Universidade Federal do Paraná junto à comunidade.

Ele visitou crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, para apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas em sua área na UFPR. Concentrou a atividade na explicação sobre as possíveis maneiras de atrair aranhas para armadilhas e de combater o mosquito da dengue.

De maneira interativa, usando fotos e vídeos, Marques apresentou estudos relacionados à identificação dos compostos químicos presentes nas aranhas, presentes, por exemplo, no processo de acasalamento.

Francisco Marques falou ainda sobre o mosquito da dengue, relacionado aos casos de microcefalia. “Com as pesquisas na UFPR, nós estamos tentando encontrar formas de matar esses mosquitos sem causar nenhum prejuízo ao ser humano. Sabemos que é um problema muito sério para toda a população”, disse o professor, que também apresentou às crianças amostras de ovos, larvas e mosquitos da dengue.

Marques  é doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994)  com estágio “sandwich” de um ano na University of British Columbia (Canadá). Ele também fez seu pós-Doutorado na University of California – Riverside. Professor Titular da UFPR, Marques atuando sobretudo nas seguintes áreas: síntese de produtos naturais, desenvolvimento de novas metodologias de síntese orgânica, desenvolvimento de novas metodologias visando o controle biorracional de pragas agrícolas, florestais e urbanas. 

Marques falou compostos presentes nas aranhas e ainda sobre  o mosqsuito transmissor da dengue. Imagem: Assessoria de Comunicação do Hospital Pequeno Príncipe.

Marques falou às crianças sobre os compostos presentes nas aranhas e ainda sobre o mosquito transmissor da dengue. Imagem: Assessoria de Comunicação do Hospital Pequeno Príncipe.

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]