O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com dois processos seletivos abertos para turmas de mestrado acadêmico, modalidade regular e modalidade especial. As inscrições para a modalidade regular podem ser realizadas até o dia 4 de dezembro neste link e para a modalidade especial, até o dia 25 de janeiro neste link.
O ingresso na modalidade regular ocorrerá em fevereiro de 2026. O processo seletivo regular é realizado em uma única etapa e a aprovação consiste na nota mínima, dentro do número de vagas previstas no edital. Ao ser aprovado, o candidato deve buscar um orientador no programa até o final do primeiro trimestre letivo.
A convocação de matrícula será realizada por edital e e-mail até o dia 6 de fevereiro de 2026. O início das aulas será oficializado por e-mail e publicação do calendário acadêmico com previsão para 23 de fevereiro.
O ingresso na modalidade especial está previsto para 23 de fevereiro e as matrículas deverão ser feitas até 20 de fevereiro na condição de discente externo para as disciplinas do primeiro semestre.
O processo seletivo especial é diferenciado e continuado. A primeira etapa consiste na submissão de um projeto de pesquisa com indicação de um professor orientador conforme a vaga disponibilizada no edital. Em caso de aprovação, o candidato pode prosseguir para a segunda etapa, que consiste em obter a aprovação em duas disciplinas durante o ano. Ao ser aprovado, o candidato deve requerer a matrícula no programa.
Para inscrições de ações afirmativas, é necessário assinar o termo de autodeclaração, disponível nos anexos dos editais.
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove uma série de ações culturais e artísticas no mês de novembro […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está presente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas […]
Óbito reforçou a urgência na conservação da espécie, considerada criticamente ameaçada de extinção. Por LEC-UFPR O filhote de […]