Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa da UFPR aponta subnotificação de casos de Covid-19 em Matinhos; resposta imunológica da vacinação é positiva

Com o uso da metodologia para detecção de anticorpos desenvolvida na Universidade Federal do Paraná, um grupo de pesquisadores realizou análise sorológica para rastrear a soroconversão – desenvolvimento de anticorpos – para Sars-CoV-2 em resposta à infecção e vacinação durante o ano de 2021 no município de Matinhos. Os dados sugerem que a subnotificação de casos de Covid-19 chegou à faixa de 47% na cidade.

O número de casos oficiais até novembro foi de 4.052; considerando os resultados da pesquisa, o número total de casos acumulados da doença seria 5.962. A soroconversão para o antígeno Nucleocapsid foi utilizada para rastrear infecções anteriores e, a soroconversão do antígeno Spike, para investigar a resposta imunológica desencadeada pela vacinação. O artigo Sars-CoV-2 seroconversion in response to infection and vaccination: A time series local study in Brazil está publicado na base de pré-prints medRxiv.

De acordo com os dados, as discrepâncias foram identificadas no 1º e 4º trimestre, provavelmente devido a cenários diferentes durante a pandemia. “Durante o 1º trimestre de 2021, a pior fase da pandemia foi atingida e a disponibilidade de testes Covid-19 qRT-PCR foi limitada a indivíduos gravemente sintomáticos”, afirmam os pesquisadores. “Por outro lado, no 4º trimestre de 2021, a cobertura vacinal era alta (…). Indivíduos vacinados são mais propensos a desenvolver infecções assintomáticas por Sars-CoV-2 com menor carga viral e, portanto, não procuram serviços médicos ou testes de Covid-19, resultando em subnotificação de casos”. A tendência crescente contínua na soroconversão no mesmo período sugere que o Sars-CoV-2 continuou a se espalhar silenciosamente na população.

O docente responsável pelo estudo, professor Luciano Huergo, ressalta que o número de casos pode ser ainda maior. “Uma das limitações do estudo é que a metodologia não consegue detectar casos que ocorreram há mais tempo. De quatro pessoas que desenvolveram Covid-19 há mais de 200 dias todas tiveram queda nos níveis de anticorpos, sendo que em dois casos a doença não pôde mais ser detectada após esse período”.

Reprodução G1/Jornal Nacional

As taxas de soroconversão para IgG reativa a Spike assemelharam-se à curva da fração da população que tomou a segunda dose de vacina no município. Os melhores resultados de imunidade estão sendo observados naqueles indivíduos que estão já com a 3ª dose.

O trabalho também adverte que não há como prever por quanto tempo a resposta à vacinação deve durar e reforça a necessidade de manter restrições, principalmente com o surgimento de novas variantes. “Apesar de os altos níveis de soroconversão alcançados pela campanha de vacinação evidenciados por este estudo, recomendamos fortemente que as autoridades de saúde continuem a estimular o distanciamento social e o uso de máscaras faciais”.

Nova fase

O estudo passará a partir de agora a buscar entender a resposta pós-vacina e a duração dos anticorpos induzidos pela vacinação.

As testagens continuam sendo realizadas semanalmente no Setor Litoral da UFPR. A próxima campanha, com 120 vagas, acontece no dia 22 de março, entre 18h30 e 19h30.

O cadastro e agendamento estão disponíveis neste link.

 

Estudo revela que teste rápido para Covid-19 criado na UFPR é mais preciso e rápido que padrão ouro

Teste da UFPR verifica incidência de Covid-19 no litoral e em Toledo e resposta à vacinação

Tecnologias da UFPR Litoral para testes imunológicos de Covid-19, que custam R$ 5 e R$ 10, estão abertas a parceria

Covid-19: pesquisa da UFPR Litoral aponta avanços para testes imunológicos

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus 

Colaborou: Secom UFPR Litoral

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...