Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

O que você quer saber sobre ciência? Envie sua dúvida sobre qualquer tema para a ação Pergunte aos Cientistas

Nesta edição do Pergunte aos Cientistas, ação da Agência Escola UFPR, quem escolhe o tema é você; envie sua dúvida até a próxima quarta-feira (23)

Seja sua dúvida sobre a eficácia de vacinas, as pirâmides do Egito ou a possibilidade de vivermos em Marte, nesta edição do Pergunte aos Cientistas, quem escolhe o tema é você. A ação, que foi lançada pela Agência Escola UFPR durante a pandemia de Covid-19 com a intenção de aproximar a sociedade do conhecimento científico, reinventa-se em novas temáticas e ações presenciais.

Para participar, basta enviar o que você tem curiosidade de saber sobre ciência até a próxima quarta-feira (23) por e-mail (agenciaescolaufpr@gmail.com), ou também pelas redes sociais (InstagramFacebook ou Twitter) da Agência Escola UFPR (AE), junto com seu nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. As perguntas são selecionadas pelo Núcleo de Jornalismo da AE, que busca as respostas com pesquisadores da Universidade. As dúvidas e os respectivos esclarecimentos dos cientistas são publicadas no site da AE e no portal UFPR, além de serem enviadas como sugestão de pauta para imprensa.

Para Chirlei Kohls, editora e orientadora do Núcleo de Jornalismo da AE e idealizadora da ação, o tema livre é uma possibilidade de envolver os mais diversos assuntos e áreas do cotidiano. “É uma oportunidade de enviar dúvidas sobre o que inquieta e desperta curiosidade no dia a dia das pessoas, trazendo o conhecimento científico para responder questões vindas da própria sociedade”, diz a jornalista e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPR.

Além das dúvidas recebidas nas redes sociais, o Pergunte aos Cientistas pretende também dar continuidade a uma série de ações presenciais que vêm fazendo parte do projeto desde este ano, contribuindo ainda mais para a quebra de barreiras na divulgação científica. “O Pergunte aos Cientistas adotou o formato híbrido a partir de 2022, com idas a escolasruas e comunidades, para ouvir pessoas que circulam em espaços diferentes e também ‘furar a bolha’ de quem já costuma consumir conteúdo de divulgação científica”, reforça a jornalista e pesquisadora Chirlei.

E para mim, Leticia Negrello, estudante e bolsista do Núcleo de Jornalismo da AE, o sentimento em fazer parte de uma ação como o Pergunte aos Cientistas é bastante similar. Por isso, peço a permissão, leitor e leitora, para conversarmos sobre como está sendo toda esta experiência. Essa é a segunda edição que participo, mas já foi o suficiente para que eu percebesse todo impacto que o projeto traz em alcançar pessoas dos mais variados locais e contextos sociais. E, mesmo que por alguns minutos, faz com que nos questionemos sobre o que está acontecendo ao nosso redor. Mas agora, quero ouvir de você, qual sua maior dúvida sobre ciência?

Por Leticia Negrello Barbosa
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...