Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vestibular 2021/22: UFPR convoca inscritos pelo sistema de cotas para bancas de validação, que começam dia 13

O Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR) publicou nesta quarta-feira (8/12) o edital de convocação para as bancas de validação dos candidatos inscritos no vestibular 2021/2022 nas categorias de pessoa com deficiência, pretos, pardos ou indígenas. As bancas serão realizadas pela internet entre os dias 13 e 17 de dezembro. Os dias e horários específicos para cada candidato, bem como o link para acesso à sala virtual, devem ser conferidos no comprovante de ensalamento, disponível neste link.

Desde o vestibular 2017/2018 a UFPR realiza as bancas de validação antes da primeira fase do vestibular. Dessa forma, os candidatos que não comparecerem às bancas ou que eventualmente não tenham sua autodeclaração validada podem ser remanejados para outra categoria de concorrência: ou a segunda opção de concorrência especial indicada no ato da inscrição ou – caso também não se enquadrem nos critérios dessa segunda opção – a categoria de ampla concorrência.

Os candidatos de cada categoria são avaliados por comissões específicas de validação: uma para pretos e pardos, uma para indígenas e outra para pessoas com deficiência. No caso dos candidatos autodeclarados pretos e pardos, a comissão avaliará a correspondência entre o fenótipo de cada um e sua autodeclaração. A validação dos candidatos autodeclarados indígenas e pessoas com deficiência é feita com base na análise da documentação apresentada por cada candidato no ato da inscrição, conforme previsto no edital do vestibular.

Os candidatos convocados para as bancas de validação em ambiente virtual devem se apresentar munidos de documento oficial com foto e observar as condições para participação, estabelecidas no item  3.13.21 do edital do Processo Seletivo 2021/2022: “a) Providenciar ambiente com iluminação adequada para o rosto; b) Obedecer às solicitações dos membros da banca; c) Assegurar que tenha uma conexão segura de internet; d) Utilizar dispositivo com câmera, microfone e alto-falante, como Computador Pessoal (PC) ou dispositivos móveis (smartphone ou tablet)”.

O resultado preliminar das bancas de validação será divulgado no site oficial do NC/UFPR a partir do dia 20 de dezembro. Após o prazo para recurso (que vai até as 11h59 do dia 22 de dezembro), o resultado final será divulgado a partir do dia 30 de dezembro.

O vestibular 2021/2022 será realizado em fase única, no dia 13 de fevereiro – com exceção do curso de Música, que terá prova de habilidades específicas no dia 14.

Por Comunicação NC/UFPR

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...