Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança edital de apoio a laboratórios de ensino de graduação e educação profissional

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou mais um edital de financiamento, com recursos próprios, focado no contexto pós-pandemia. Desta vez o incentivo é específico para laboratórios de ensino de graduação e de educação profissional, visando ao suporte financeiro, ao desenvolvimento, à implantação e à consolidação de projetos para a melhoria da qualidade do ensino de graduação na universidade.

O objetivo é conceder apoio financeiro às propostas que estruturem ações para a melhoria da qualidade do ensino de graduação visando às necessidades de atualização e manutenção dos laboratórios de ensino.

Para isso, será disponibilizado um recurso de três milhões de reais dividido em R$1,5 milhão para despesas de capital – como aquisição de equipamentos e peças de reposição – e R$1,5 milhão para custeio – que agrega bolsas para estudantes, manutenção de equipamentos, material de consumo e gastos acessórios com importação. “Deste montante, um milhão de reais será destinado exclusivamente aos campi fora de sede”, cometa o pró-reitor de planejamento, orçamento e finanças, Fernando Mezzadri.

Podem submeter propostas as câmaras ou coordenações de cursos de graduação e de educação profissional e técnico da UFPR. Cada proposta individual poderá solicitar o valor máximo de 50 mil reais, enquanto os projetos com valores superiores a esse valor deverão ser apresentados conjuntamente entre mais unidades (até quatro).

As propostas serão analisadas, na primeira etapa,  quanto à sua correta instrução documental. A análise técnica será realizada pelo comitê gestor do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico (FDA), em reuniões ao longo do exercício 2020. Serão consideradas aprovadas, habilitando-se quanto ao mérito para serem apoiadas, aquelas que forem julgadas como relevantes para o desenvolvimento do ensino de graduação.

Os interessados em submeter propostas devem preencher o formulário online de inscrição e providenciar o arquivo de extrato de ata referente à aprovação da proposta pela unidade, o currículo Lattes do coordenador da proposta, bem como os orçamentos de itens de capital e de serviços de terceiros-pessoa jurídica.

Acesse o portal da Proplan para editais e inscrições.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...