Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Matrículas para o terceiro ciclo do período especial começam sábado; 18 mil alunos já estão sendo atendidos

Começam neste sábado, ao meio-dia, e vão até a próxima quarta-feira (5), 17h, as matrículas do terceiro ciclo do período especial, que permite que o aluno se matricule em disciplinas obrigatórias ou optativas, ministradas totalmente de forma remotaCom esta nova etapa, a UFPR consolida uma das ações para o ensino de graduação debatidas e implementadas no contexto de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O procedimento deverá ser feito via SIGA e no Portal do Aluno. 

De acordo com o pro-reitor de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), professor Eduardo Barra, 18 mil alunos foram atendidos no primeiro e no segundo ciclo, um número considerado positivo. Ele destaca que se trata de um período experimental, com a oferta de uma nova modalidade de ensino, mas que todos os segmentos da universidade deram boas respostas à implementação.  

Ilustração das etapas do período especial

“A gente já vê que a comunidade conseguiu, em pouco tempo, explorar essa modalidade de ensino naquilo que ela tem como seu maior potencial”, afirma. “Pelo menos dois terços dos nossos estudantes estão matriculados em pelo menos uma disciplina que está sendo ofertada neste formato”, completa. As disciplinas são definidas e aprovadas pelos cursos de graduação. 

Conforme o cronograma, o terceiro ciclo é o último deste período especial, mas novas ações ocorrerão. Como o período é de adaptação, as turmas não foram abertas com o mesmo número de vagas que um semestre regular, mas a ideia é aprimorar cada vez mais os processos. “Esperamos que estes estudantes que não foram atendidos consigam fazer sua matrícula agora no terceiro ciclo. Terminada esta etapa, tão logo o período especial seja concluído, em setembro, nós teremos uma solução para a continuidade das atividades do nosso ensino de graduação, que não vai parar”, ressalta. 

A recomendação é para que os acadêmicos estejam atentos as informações dadas pelo coordenação do seu curso para se planejarem para a matrícula e gestão de carga horária. Somente os acadêmicos interessados em cursarem as disciplinas aprovadas e ofertadas em seus cursos participam do período especial, que não é obrigatório. Para ajudar os acadêmicos a sanarem suas dúvidas, a Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) tem um canal de informações para a comunidade acadêmica reforçando aspectos do período especial. 

 

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...