Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Matrículas para o segundo período especial da UFPR iniciam nesta segunda (26) pelo Siga; prazo vai até quarta (28)

Na próxima segunda-feira (26), às 8 horas, iniciam as matrículas para o segundo período especial do Ensino Remoto Emergencial (ERE), que promove o desenvolvimento de atividades de ensino nos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no contexto das medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19. As matrículas serão, pela primeira vez, realizadas integralmente no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Nas últimas semanas houve a migração automática do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) para o Siga, que passou a ser o sistema responsável pela gestão acadêmica integral dos cursos de graduação da universidade. Ofertas de disciplinas, matrículas, lançamentos de notas, expedição de histórico, entre outras ações, a partir de agora serão feitas por meio do sistema desenvolvido pela UFPR.

Desde o início de 2020, a implantação do Siga na Graduação está em andamento, sendo feita de forma experimental em 12 cursos. Outros 49 cursos aderiram ao sistema ao final do mês de junho, por conta do período especial. A expansão proporcionada pelo sistema permitirá a realização de uma série inédita de procedimentos realizados, até o momento, sem o apoio de um sistema informatizado, como os ajustes de matrícula e as reformas curriculares.

Novo período especial

Entre os dias 26 e 28 de outubro, serão realizadas as matrículas para o novo período especial, que terá início em 3 de novembro. Na ocasião, os cerca de mil calouros aprovados para ingresso no segundo semestre de 2020 poderão se matricular, assim como os demais estudantes de graduação.

“Faltava ainda dar a chance aos novos calouros de participarem desse movimento de interação com os nossos estudantes. Eles já são nossos estudantes. Com essa medida, esperamos poder atendê-los plenamente. Precisaremos que as coordenações de curso também se imbuam desse espírito e mobilizem os professores para ofertarem disciplinas e vagas suficientes para atender aos calouros”, esclarece o Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra.

Os calouros não estão, contudo, obrigados a se matricular neste período. Se não o fizerem ou não obtiverem vaga nas disciplinas escolhidas, não perderão o seu registro e poderão solicitar nova matrícula mais adiante, quando o calendário acadêmico for normalizado, provavelmente com as aulas presenciais.

Matrícula

O período de solicitação de matrícula inicia às 8 horas do dia 26 de outubro e encerra às 23h59 do dia 28 de outubro. As matrículas dos estudantes veteranos serão realizadas a partir dos critérios de prioridade utilizados nos períodos letivos normais. As solicitações dos calouros serão processadas por ordem de chegada; quem solicitar antes tem a preferência em relação à ocupação da vaga.

As matrículas serão feitas de forma online, por meio do Siga. A UFPR disponibilizou um tutorial para orientar aqueles que vão acessar o sistema pela primeira vez. As orientações para as matrículas foram enviadas aos estudantes por e-mail. Alunos que não tenham recebido nenhuma mensagem ou tenham dúvidas devem entrar em contato com a coordenação do seu curso, com o atendimento@ufpr.br ou acessar o FAQ sobre Período Especial e ERE.

Os calouros ingressantes no segundo semestre de 2020 ficam dispensados de realizar a confirmação da vaga. Todos estão, automaticamente, com a sua situação acadêmica regularizada, independente de se matricularem ou não neste período especial.

Para acessar o SIGA

1) Digite https://www.prppg.ufpr.br/siga;
2) Digite o seu CPF ou Passaporte;
3) Digite sua senha;
4) Caso ainda não possua senha, clique no link Esqueceu/Não sabe sua senha;
5) Verifique na sua caixa de e-mail se recebeu um e-mail com instruções para redefinição da senha;
6) Caso não receba o e-mail, solicite correção do e-mail cadastrado no SIGA na sua coordenação de curso (para os estudantes) ou no seu departamento ou equivalente (para os professores).

Dúvidas frequentes

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) divulgou uma página na internet onde estão compiladas as respostas para as dúvidas mais frequentes dos estudantes sobre o Período Especial e o ERE.

As perguntas abrangem as seguintes áreas: duração do período especial; oferta de disciplinas; matrículas; o que ingressantes no segundo semestre de 2020 devem fazer; como fica o Processo Seletivo Estendido (PSE); procedimentos didáticos; e cancelamento de curso. A página reúne ainda um tutorial em vídeo e os relatórios das pesquisas sobre o Período Especial.

Leia mas notícias sobre o ERE/UFPR neste link

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...