Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Idosos devem aproveitar isolamento para se exercitar; confira sugestões do Centro de Estudos do Comportamento Motor

Alunos e professores do Centro de Estudos do Comportamento Motor (CECOM), do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criaram um canal no Youtube para orientar idosos sobre exercícios físicos durante o período de isolamento e distanciamento social. A proposta é promover a prática de atividades de fácil execução, que podem ser realizadas em casa, contribuindo com a redução do tempo sedentário. O canal já conta com quatro vídeos, com treinos diferentes e orientação profissional.  

O professor Paulo Cesar Barauce Bento explica que o grupo tem um projeto de pesquisa que avalia a efetividade de programas de exercícios domiciliares para idosos. A iniciativa abrange um manual completo de atividades, com perspectivas para a criação de um aplicativo que reúna o material. “ Aproveitamos o momento para compartilhar apenas uma pequena parte do nosso trabalho”, explica Bento. 

A escolha do público idoso ocorreu por conta das atividades consolidadas pelo grupo de pesquisa. ” Temos uma linha de pesquisa bastante sólida em relação ao papel da atividade física no processo de envelhecimento. Na redução do risco de quedas, redução da força muscular, do equilíbrioetc“, justifica o professor. Cinco profissionais e pesquisadores estão diretamente envolvidos com a operacionalização do projeto. 

Segundo Bento, o envelhecimento chamado de natural leva a um declínio físico, funcional e cognitivo, alterações que podem ser acentuadas pelo sedentarismo. “Essas alterações são minimizadas pela prática da atividade física regular“, explica ele, acrescentando que a pratica da atividade física é um dos principais fatores de redução do risco de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, artrose, etc. Além disso, os exercícios combatem a redução da força e da massa muscular e são protetores para a capacidade cognitiva, formando novos neurônios e sinapses 

A prática da atividade física também reduz o risco de morte para todas as causasespecialmente para as mortes relacionadas às doenças cardiovasculares, daí a importância de homens e mulheres de mais de 60 anos seguirem as recomendações, mesmo em período de isolamento. “O período de confinamento pode resultar numa redução da nossa capacidade física. Os exercícios podem ser realizados facilmente em casa, para a melhoria da força, do equilíbrio e da mobilidade”, reforça. A recomendação é que os idosos façam pelo menos 30 minutos de atividades diárias, que podem ser divididas em blocos de dez minutos cada. 

Outros públicos também devem se exercitar 

A professora do departamento de Educação Física, Tatiana Sviesk Moreira, também tem usado vídeos para orientar a comunidade sobre a importância da atividade física no período de isolamento social. Ela conta que, pensando inicialmente no público de atletas, lançou um desafio no Instagram, chamado de “Quarentena Ativa”. A ideia era conscientizar as pessoas duplamente: para que ficassem em casa e, ao mesmo tempo, permanecessem ativas. 

Confira outras iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...