Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupo de pesquisa monitora políticas públicas durante a pandemia

A alta de casos de covid-19 e o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS) poderiam ser evitados se não houvesse inação no período de maio a julho e políticas públicas mais duras tivessem sido implantadas. É o que aponta a pesquisa inédita de monitoramento das políticas públicas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), realizada pelo Grupo de Pesquisa em Sociologia e Políticas Sociais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPG Socio) da Universidade Federal do Paraná.

O relatório recém lançado, disponível aqui, é uma versão resumida dos primeiros seis meses do trabalho, compreendendo o período de março a agosto de 2020. A pesquisa traz uma metodologia cruzando o monitoramento das políticas de enfrentamento à pandemia com os dados epidemiológicos dos 29 municípios que fazem parte da RMC. Segundo a coordenadora do grupo, professora Maria Tarcisa Silva Bega, até agora a série histórica nunca foi analisada desta maneira. O estudo é contínuo e no momento monitora o período de setembro a dezembro. Os próximos resultados serão apresentados em janeiro de 2021.

Casos confirmados de Covid 19 na RMC em março/2020 – Elaboração: Robert Marques
Casos confirmados de Covid 19 na RMC em agosto/2020 – Elaboração: Robert Marques

A pesquisa foi uma das contempladas pelo edital de Projetos individuais no combate à covid-19 (Proind 2020), lançado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan). A equipe é formada por pesquisadores da UFPR e do Instituto Federal do Paraná, doutorandos do PPG Socio e alunos e bolsistas dos cursos de Ciências Sociais e Geografia.

Entre as conclusões da pesquisa, a professora Tarcisa destaca a falta de coordenação centralizada das políticas, deixando os prefeitos à mercê das pressões dos interesses econômicos, apenas “gerenciando a doença” e não evitando-a. No relatório, os pesquisadores definiram o conjunto de ações tomadas como “gerenciamento da pandemia”, pois as políticas implementadas eram muito mais de administração de impactos do que enfrentamento da pandemia.

Através de mapas, gráficos, tabelas e com a linha do tempo das políticas públicas – instrumento de monitoramento desenvolvido pelo grupo de pesquisa – ,foram avaliadas as ações implementadas pelo poder público e seus impactos no ritmo de disseminação do novo coronavírus. A pesquisa também evidenciou o lugar que a saúde pública ocupa no contexto do Brasil contemporâneo.

Linha do tempo de políticas públicas de combate á pandemia em Curitiba – Fonte: PPG Socio

 

O desenvolvimento da pesquisa se deu pela elaboração da linha do tempo das políticas públicas, capaz de localizar temporalmente as principais etapas do ciclo, demandas, contexto de elaboração, publicação e efeitos após a publicação. Os mapas permitem visualizar a dinâmica de avanço da pandemia na RMC. Ao invés do poder público procurar evitar que o vírus circulasse e infectasse as pessoas, optou por manter o contágio sob níveis considerados toleráveis. Sobre a saúde pública, os dados demonstram que “o sistema suportou a demanda não em decorrência da eficiência das políticas de mitigação da doença, mas da enorme capacidade do SUS de ampliar rapidamente sua capacidade de atendimento aos pacientes graves de covid-19”.

O cruzamento das informações mostra que as medidas de isolamento social mais restritivas são as mais bem sucedidas no enfrentamento da pandemia, pois até os meses de abril e maio, o ritmo de transmissão se mantinha sob relativo controle. O primeiro pico de novos casos, como a entrada em fase exponencial de transmissão, se dá praticamente ao mesmo tempo em todo o espaço metropolitano, quando os decretos mais restritivos são flexibilizados na primeira data comercial importante, a Páscoa.

“Comprovamos que o lockdown programado para toda a RMC seria a única forma de achatar a curva e evitar o colapso do SUS. Ainda em agosto o SUS demonstrava capacidade de atendimento. Mas apontamos que em agosto, se houvesse uma política mais dura de isolamento social o colapso de hoje teria sido evitado”, finaliza Tarcisa.

 

Imagem em destaque de Justine FG, de FreeImages

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...