Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Covid-19: Parceria com CHC-UFPR oferece treinamento de paramentação e intubação de pacientes em hospitais de Curitiba

Treinamento de intubação utilizando modelos de cabeça – foto: arquivo DMI

A UFPR tem sido peça chave para o combate à covid-19 no Paraná por meio do Complexo do Hospital de Clínicas (CHC) em colaboração com o Departamento de Medicina Integrada (DMI) do curso de medicina. A iniciativa já treinou cerca de 400 profissionais de saúde nos procedimentos de paramentação e desparamentação de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e de manejo de via aérea de pacientes atingidos pela nova doença. Atuando também no Hospital do Trabalhador (HT).

A ação coordenada pelos professores do DMI, Akihito Inca Atahualpa Urdiales e Rebecca Saray Marchesini Stival. O treinamento iniciou dia 17 de março no Hospital do Trabalhador (HT) e vem se estendendo desde então com o treinamento de residentes das especialidades clínicas e cirúrgicas, médicos enfermeiros e professores do Hospital de Clinicas da UFPR. O esforço conta com o auxílio do médico cardiologista Rafael Miyazima e do chefe do DMI, professor Anderson Zampier Ulbrich, e dos residentes de clínica médica Melina Paula de Araújo Meskau, João Luis Beber e Nathalia Zorze Rosseto.

O treinamento utiliza equipamentos do Laboratório de Habilidades e Simulação do Setor de Ciências de Saúde que recriam situações reais, reproduzindo o ambiente hospitalar de atendimento ao paciente com covid-19, auxiliando o desenvolvimento das habilidades práticas dos profissionais.

Treinamento de intubação utilizando modelos de cabeça – foto: arquivo DMI

“Com base nas evidências disponíveis, o vírus Sars-CoV-2 é transmitido entre pessoas através de contato, gotículas e aerossóis. As pessoas com maior risco de infecção são aquelas que estão em contato próximo com um paciente com COVID-19 ou que cuidam de pacientes com a doença. É muito importante que os profissionais da área saúde da linha de frente no atendimento sejam capacitados e treinem constantemente sobre as técnicas de paramentação e desparamentação, evitando que haja falha na execução dessas técnicas previne-se a infecção desses profissionais”, destaca Urdiales.

Segundo Stival o manejo de via aérea do paciente com covid-19 tem algumas particularidades em relação a chance de aerossolização, quando partículas líquidas são dispersas no ar, podendo haver contaminação durante este procedimento, o que torna muito importante que o processo de intubação seja feita de forma adequada. O DMI forneceu os modelos de cabeça onde os profissionais podem treinar este procedimento e praticar.

O Hospital de Clínica também forneceu EPIs para os treinamentos. O processo de vestir e retirar estes trajes, chamado de paramentação e desparamentação, deve ser feito de maneira técnica para evitar que o profissional se exponha ao vírus. A unidade concentra uma vasta experiência no desenvolvimento de habilidades clínicas práticas e de simulação no ambiente das instituições de saúde, o que se mostrou essencial no combate à covid-19, dada a alta probabilidade de infecção de profissionais, justamente em um momento em que a capacidade do sistema de saúde será testada nos seus limites e cada profissional afastado fará falta.Outro treinamento oferecido é o de ultrassom para avaliação física mais direta dos pacientes que estão internados em caso grave.

Para Ulbrich é preciso destacar o esforço que os profissionais da saúde vêm tendo para conter a pandemia, aperfeiçoando suas técnicas para melhor atender os pacientes. O professor frisa que todos devem se somar às medidas de cuidado e prevenção, especialmente o isolamento social de todos que não têm necessidade de sair de casa e a quarentena dos que estão com os sintomas da doença ou tiveram contato com quem está.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Por Rodrigo Choinski

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...