Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agência Nacional de Vigilância Sanitária publica orientações para serviços de saúde nos casos de coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em conjunto com a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde e a Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, divulgou uma nota técnica com orientações para serviços de saúde sobre medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (2019-nCoV).

Na nota, são abordadas as medidas de prevenção e controle de infecção que devem ser implementadas pelos profissionais atuantes nos serviços de saúde para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência à saúde realizada. As orientações são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e devem ser seguidas por todos os serviços de saúde, sem impedimento de que os profissionais ou serviços de saúde brasileiros determinem ações de prevenção e controle mais rigorosas que as definidas pela Organização.

O documento contempla desde medidas básicas de precaução – como o uso de máscaras, aventais, luvas e higienização das mãos –, até questões ligadas ao atendimento pré-hospitalar, ambulatorial, triagem, isolamento, limpeza e desinfecção.

As diretrizes ainda instruem os serviços de saúde a implementarem mecanismos e rotinas que alertem prontamente suas equipes sobre os casos suspeitos ou confirmados de infecções pelo novo coronavírus (2019-nCoV), bem como que designem pessoas específicas como responsáveis pela comunicação e colaboração com as autoridades de saúde pública. Todos os casos suspeitos ou confirmados devem ser comunicados às autoridades de saúde pública, seguindo as orientações publicadas periodicamente pelo Ministério da Saúde.

Leia a Nota Técnica nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA completa.

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...