Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva pesquisará políticas do esporte em parceria com universidade britânica

O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está firmando parceria com a Loughborough University, da Inglaterra, com o objetivo de realizar uma pesquisa sobre gestão e políticas do esporte.

Classificada em primeiro lugar nos rankings internacionais como a melhor universidade do mundo na área de esporte, a Loughborough University já tem parcerias com a UK Sports e o Sports England, instituições responsáveis pelo desenvolvimento esportivo na Inglaterra.

Com o trabalho em conjunto, a UFPR e a universidade britânica pretendem criar diretrizes e processos para que os municípios brasileiros construam suas políticas de esporte, principalmente nas etapas de planejamento, implementação e avaliação. Entre outros propósitos, a pesquisa visa compreender o contexto brasileiro em relação às políticas públicas para o esporte; levantar informações sobre a legislação brasileira para políticas esportivas; elaborar documentos orientadores (com base na literatura acadêmica), utilizando linguagem acessível; e realizar sessões de treinamento, nas quais os documentos serão explicados aos dirigentes esportivos.

De acordo com o coordenador do IPIE, professor Fernando Marinho Mezzadri, a parceria deve iniciar em setembro deste ano e tem previsão de um ano de duração. “Essa pesquisa é uma segunda fase da investigação que o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva vem realizando, na qual já coletamos dados de 2008 municípios de 16 estados do país. A atual pesquisa do Instituto é uma referência mundial, tanto na abrangência, quanto na metodologia utilizada”, explica.

“O desenvolvimento de uma política esportiva efetiva pode ajudar a aumentar as oportunidades de participação da população, promover o bem-estar dos atletas e levar a uma vida mais gratificante e agradável. Isso só acontece quando há sistemas eficazes para os gestores esportivos e todos os participantes envolvidos no processo. Com uma população de mais de 200 milhões de pessoas no Brasil, há um enorme potencial para ajudar as pessoas a praticar esportes e viver ativamente”, comenta Joe Piggin, professor sênior de política esportiva na Universidade de Loughborough.

O papel da Loughborough University  será auxiliar na análise dos dados e na orientação dos documentos norteadores das políticas para o esporte nos municípios brasileiros.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...