Processo seletivo exclusivo para estudantes indígenas oferece vagas em diversas universidades públicas do estado, com apoio da UFPR na divulgação e nas inscrições
Com informações CP-Povos
Estão abertas as inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, sediado este ano pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e organizado pela Comissão Universidade para Indígenas (Cuia). O processo seletivo é uma conquista histórica das comunidades indígenas e tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior público no estado.
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o vestibular conta com o apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), por meio da Coordenadoria de Políticas para Migrantes e para Povos Tradicionais e Originários (CP-Povos) e do Núcleo Universitário de Educação Indígena (Nuei). Essas unidades são responsáveis pela mobilização nas comunidades, orientação durante o processo e recebimento de inscrições presenciais em Curitiba.
Além de orientar os candidatos, a UFPR está distribuindo materiais informativos nas comunidades indígenas de Curitiba, da Região Metropolitana e do Litoral, reforçando seu compromisso com o acesso à educação e a valorização dos saberes originários.
O Vestibular dos Povos Indígenas é mais que um processo seletivo: é uma porta de entrada para que estudantes indígenas ocupem a universidade e fortaleçam seus territórios e culturas. Ao longo de suas 24 edições, centenas de estudantes ingressaram em cursos superiores e hoje atuam em diversas áreas da sociedade.
Leia o edital completo: acesse aqui e confira todos os detalhes sobre vagas, documentação exigida e conteúdo das provas.
As inscrições vão de 23 de junho a 8 de agosto de 2025, e podem ser feitas de duas formas:
Na UFPR, a entrega presencial da documentação deve ser feita junto ao Nuei, no térreo do Prédio Histórico da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade, nº 50, Curitiba (PR).
O edital completo, com informações sobre vagas, documentação exigida e conteúdo das provas, está disponível no site da UEM.

Mesmo capazes de fixar fósforo — base comum de fertilizantes que é poluente de águas —, solos encharcados […]
O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou, em parceria com o […]
Mostra é resultado de encontro e partilha de experiências entre os artistas e ocupa o espaço até o […]
Inscrições para pessoas com 60 anos ou mais seguem até fevereiro; atividades ocorrem no Campus Botânico e são […]