Os capítulos trazem contribuições focalizando práticas, experiências e metodologias envolvidas na formação de profissionais indígenas no ensino superior em diferentes contextos na América Latina. As professoras Ana Elisa de Castro Freitas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mariana Paladino, da Universidade Federal Fluminense (UFF), contribuem com o capítulo “Potencialidades e desafios das práticas docentes com estudantes indígenas nas carreiras convencionais: uma reflexão a partir da experiência do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná”.
As duas professoras têm reconhecida atuação no ensino, pesquisa e extensão com povos indígenas e focalizaram trajetórias de estudantes indígenas na UFPR e no Brasil, a partir de experiências desenvolvidas no Setor Litoral. Ana Elisa atua nas áreas de Antropologia, Ciências Ambientais, Arte e Educação, com ênfase em Antropologia Ecológica, Etnologia Indígena, Arte Contemporânea e Politicas Públicas.
O evento contará com a participação de Eliseo Ruiz Aragón, da Universidade Pedagógica Nacional, Unidade de Oaxaca, México, Judith Pérez-Castro, pesquisadora do Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación (IISUE), da Cidade do México, e Irving Carranza Peralta, doutorando em Educação e Diversidade da UPN.
A transmissão será ao vivo, pelo YouTube e também pela plataforma Zoom, através do ID da reunião 820 7622 0788 e código de acesso 11032021 .
O livro “Lecturas críticas sobre formación de profesionales indígenas em México y América Latina” pode ser acessado gratuitamente na página da UPN.