UFPR sedia seminário sobre vulnerabilidade digital e violências contra crianças e adolescentes

28 fevereiro, 2025
17:29
Por Luana Lopes

O evento será de 24 a 26 de abril e recebe trabalhos na modalidade oral e pôster para as áreas de saúde, educação, direito, segurança e tecnologia. As inscrições são gratuitas

Estão abertas as inscrições de resumos para o Seminário Multiprofissional de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes. Iniciativa do projeto Prevenção ao Aliciamento de Crianças e Adolescentes (Proteca), o evento será realizado entre os dias 24 e 26 de abril, no Campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com inscrições gratuitas, o seminário agrega profissionais de diversas áreas para discutir a proteção e a prevenção das crianças e dos adolescentes em situações de fragilidade física e emocional e de vulnerabilidade digital.

Para a coordenadora do Proteca e docente do Departamento de Informática da UFPR, Elenice Novak, o evento é uma oportunidade para que profissionais de diversas áreas unam conhecimentos e experiências na construção de estratégias efetivas de proteção aos jovens em situação de fragilidade física, emocional e vulnerabilidade digital.

“Somente através de um olhar integrado e colaborativo poderemos criar redes de proteção capazes de garantir o desenvolvimento seguro e saudável de nossas crianças e adolescentes. O caráter multidisciplinar do evento, com participação de pesquisadores da área do Direito, da Saúde, Educação e Tecnologia, é fundamental para que possamos compreender o fenômeno da violência em toda sua complexidade e elaborar intervenções mais eficazes e abrangentes, reconhecendo que a proteção integral não se restringe a uma única área de conhecimento, mas demanda o engajamento conjunto de diferentes saberes e instituições comprometidas com o bem-estar infantojuvenil”, destaca Elenice.

As submissões de trabalhos por meio de resumos podem ser realizadas tanto na modalidade pôster, com apresentação visual por meio de banner; e roda de conversa, com apresentação oral e discussões interativas. As inscrições seguem até o dia 10 de março, a partir do site do evento. O processo de avaliação será realizado até 24 de março, com a divulgação dos resumos aceitos prevista para 26 de março. Já a programação completa de apresentação de trabalhos no evento será publicada até 31 de março. Haverá emissão de certificado para todos os co-autores dos trabalhos apresentados.

O evento é voltado para toda a comunidade acadêmica, e está aberto para a inscrição de trabalhos que debatam o tema da vulnerabilidade digital e diferentes tipos de violências praticadas contra crianças e adolescentes pela perspectiva dos mais diversos campos.

Os trabalhos submetidos devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

  • Saúde: com trabalhos que tenham enfoque em iniciativas preventivas, assistência, protocolos de atendimento, avaliações de impacto de intervenções e estudos epidemiológicos relacionados à violência contra crianças e adolescentes;
  • Educação: com trabalhos abordando ações educativas para conscientização e prevenção da violência em ambientes formais e não-formais de ensino;
  • Justiça: com resumos que promovam discussão acerca de políticas públicas, legislações, instrumentos de proteção e a integração entre órgãos do sistema de justiça, escolas e famílias;
  • e Tecnologia: com projetos e trabalhos que exploram soluções digitais para identificação e prevenção da violência, além de ferramentas que oferecem suporte a vítimas e profissionais.

O evento também contará com palestras conduzidas por especialistas nacionais e internacionais. Serão abordados temas como a identificação de sinais de violência, educação digital para crianças e adolescentes, além da construção de redes de apoio.

O evento tem o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), do Sesc Paraná, da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE), do Departamento de Informática da UFPR e do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL). Idealizador do seminário, o Proteca é um projeto de extensão da UFPR que atua há mais de uma década na defesa dos direitos infantojuvenis em ambientes físicos e digitais. Entre suas realizações está o desenvolvimento de um observatório para monitoramento do abuso infantil, em parceria com o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a UFPR. 

Serviço

Evento: Seminário Multiprofissional de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes

Data: 24 a 26 de abril

Local: UFPR – Campus Jardim Botânico

Prazo de submissão: 18/02 a 10/03

Avaliação por revisores: até 24/03

Divulgação dos resumos aceitos: até 26/03

Divulgação da programação completa: até 31/03

Inscrições gratuitas, com emissão de certificados.

Sugestões

14 março, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para […]

14 março, 2025

Instituição inclui neste ano, pela primeira vez, estudantes estrangeiros em seu programa de acolhimento aos calouros e calouras.

14 março, 2025

Criado em 2022, grupo estudantil está atuante no acolhimento e no letramento nesta Semana dos Calouros e começou parcerias em 2025 junto ao poder judiciário.

13 março, 2025

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) divulgou nesta quinta-feira (13) a relação de candidatos […]