A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, na próxima quarta-feira (31), o tradicional “Dia de campo” com a divulgação do manejo de 21 novas variedades RB de cana-de-açúcar liberadas pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético (Ridesa).
As atividades e trabalhos realizados no Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA/UFPR/Ridesa) também serão abordadas no evento, que ocorrerá na Estação Experimental da UFPR em Paranavaí, a partir das 9 horas.
Serão apresentadas cultivares indicadas para diferentes ambientes de produção no Brasil e no estado do Paraná, sendo quatro delas desenvolvidas pela UFPR, cinco pela Federal de São Carlos (UFSCar), seis pela Federal de Alagoas (UFAL), uma pela Federal de Goiás (UFG), uma pela Federal de Viçosa (UFV), uma pela Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e três pela Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Também haverá divulgação de novos materiais que estão em fase de desenvolvimento e que têm apresentado excelente desempenho nas experimentações conduzidas no estado.
UFPR na Ridesa
Desde 1992, o PMGCA, vinculado ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da UFPR, já desenvolveu dez variedades de cana-de-açúcar. Em 2021, em conjunto com a Ridesa, liberou 21 novas variedades.
Ridesa
A Ridesa é formada por um convênio de cooperação técnica entre dez universidades federais, do qual a UFPR faz parte. Atualmente, a rede é o principal núcleo de pesquisa canavieira no âmbito do Governo Federal, desenvolvendo as cultivares denominadas República do Brasil (RB).
Neste Dia Mundial da Saúde Mental (10/10), pesquisadora e ativista de Curitiba fala sobre seus estudos com os artistas da saúde mental.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa do Paraná Faz Ciência, maior evento de divulgação científica do Estado. […]
Nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, o curso de Artes Visuais – Licenciatura da […]
Professor e também estudante na UFPR, o atleta conquistou as medalhas e quebrou recordes pessoais O professor Leonardo […]