Projeto de extensão da UFPR participa do lançamento da Festa Feira PPPEA na Praça, em Guaratuba

22 maio, 2024
15:28
Por Bruna Soares
0
Carrossel

O Programa de Extensão Universitária Agroecologia e Movimento e os Projetos de Extensão Sistemas Agroflorestais e Sustentabilidade e Horto Agroflorestal Sabores e Saberes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi convidado  pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para apresentar as ações que são desenvolvidas no município de São José dos Pinhais, por estar dentro do Território da APA (Área de Proteção Ambiental) de Guaratuba. 

Foto: Divulgação

As ações em São José dos Pinhais:

O trabalho feito  com a comunidade Jardim Independência, em São José dos Pinhais, é dar apoio e capacitação nas questões agroecológicas com a implantação da Agrofloresta Urbana do Jardim Independência, e incentivando os cultivos agroalimentares nos espaços das residências dos moradores. “Este semestre foi iniciado a capacitação de professores da rede pública de São José dos Pinhais com o curso de extensão Uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC, como técnica de ensino e diversificação alimentar nas unidades educacionais”, disse a professora Rozimeiry Gaspar. 

Serão apresentados esses dois trabalhos que estão sendo realizados no município de São José dos Pinhais, além das ações que o Programa e Projetos de Extensão Universitária atuam. 

No dia 25 de maio, na Praça Central de Guaratuba, em conjunto com as ações desenvolvidas pela ICMBio, serão apresentadas as ações do Programa de Extensão Agroecologia e Movimento e também será feito algumas oficinas: PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais; Minhocário Caseiro, Vasos por capilaridade, Tintas naturais.

O PPPEA é o Projeto Político Pedagógico Mediado pela Educação Ambiental para as Unidades de conservação (UCs) do Território. Ele será finalizado agora em maio, após dois anos de construção coletiva. Nele também são listadas as ações de educação, sensibilização e informação ambiental que ocorreram ou ocorrem no Território da APA de Guaratuba.

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.