“Literatura polonesa e o Holocausto”: primeiro encontro terá leituras e poemas testemunhais

12 abril, 2023
Por Jéssica Tokarski
Evento

Em comemoração do aniversário de 80 anos do Levante do Gueto de Varsóvia, o Centro de Estudos Poloneses, o Curso de Letras Polonês e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem uma série de eventos intitulada: “busco palavras que não existem” – Literatura polonesa e o Holocausto. O evento tem colaboração do Ministério de Relações Exteriores da República da Polônia, do Consulado Geral da República da Polônia e do Museu do Holocausto de Curitiba.

Ao longo do ano de 2023, ocorrerão vários encontros com convidados nacionais e internacionais, escritores e estudiosos do tema. Os eventos acontecerão em modalidades on-line e híbrida e contarão com tradução consecutiva quando se fizer necessário. Todos serão certificados individualmente e, além disso, aqueles que participarem de pelo menos 80% dos eventos poderão receber outro certificado de participação emitido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR.

A primeira atividade acontecerá no dia 19 de abril às 18h30, data do octogésimo aniversário do Levante no Gueto, e consistirá de leituras comentadas de poemas e textos testemunhais relacionados com este acontecimento e tema. Intitulado “Encontro 1 – poesias e testemunhos: leituras”, o evento será híbrido, ocorrendo simultaneamente no anfiteatro 400 do Edifício Dom Pedro I da Reitoria e no canal do YouTube do PPGL.

O formulário de frequência será disponibilizado durante a transmissão ao vivo do primeiro encontro e ficará disponível até 24 horas após o término, para preenchimento de quem participar.

Encontro 1 – poesias e testemunhos: leituras
Data: 19 de abril de 2023
Local: Anfiteatro 400 – Edifício D. Pedro I e canal do PPGL no YouTube
Endereço: Rua General Carneiro, 460, quarto andar – Centro – Curitiba/PR

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.