Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da UFPR são premiados por projeto para linha de turismo inovadora

No dia 18 de setembro, o “Hackatour Cataratas Developers” divulgou os vencedores da edição de 2022. O evento é uma maratona de inovação e tecnologia, onde os participantes, em grupos, têm até quatro dias para criar um projeto com o objetivo de desenvolver o turismo em Foz do Iguaçu — município localizado a cerca de 353 quilômetros da capital paranaense. 

Os alunos Camila da Silva Antônio, Paula Eising e Samuel Nascimento Farias, do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tiveram o seu projeto premiado pela iniciativa, classificando-se em 3º lugar. Ao todo foram sete equipes inscritas. O trabalho dos discentes contou, também, com o incentivo da professora do Departamento de Turismo Thays Domareski e foi intitulado de “Foz Tour”. 

O projeto dos jovens consistiu  na criação de uma linha de turismo de caráter city tour — um tipo de passeio, onde é possível conhecer melhor a cidade e visitar os principais pontos turísticos, com observância em termos como sustentabilidade, acessibilidade, roteirização e inovação.

A Foz Tour otimiza tudo que já existe em um transporte. A sua proposta é implementar uma linha movida à eletricidade, que além de dirimir ruídos, colabora com a diminuição de emissão do dióxido de carbono (CO2), contribuindo também com o visagismo da cidade. Como critério de tecnologia, os estudantes visam um sistema integrado tecnológico para venda dos vouchers, presença de câmeras de segurança e ar condicionado.

De acordo com Camila, para desenvolver o trabalho foi preciso analisar o fluxo de turistas e o tempo de permanência na cidade. “Pensamos em uma concessão do órgão público para a administração privada de uma linha de turismo, com  ônibus elétrico, com meios de inclusão à diversidade de biotipos e necessidades especiais, e que integre todos os atrativos turísticos, sendo eles as paradas e pontos de venda de acesso a essa linha”, explica a jovem de 23 anos.

Sobre o Hackatour Cataratas

O evento ocorreu entre os dias 14 e 18 de setembro, de maneira remota. Conquistando a terceira melhor posição, os acadêmicos receberam como prêmio uma quantia de mil reais, juntamente com uma mentoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Itaipu Binacional para o amadurecimento da ideia. Além disso, terão a oportunidade de apresentar o trabalho no Festival das Cataratas que ocorrerá em Foz do Iguaçu entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro.

Paula e Samuel contam que a experiência de participar do Hackatour Cataratas foi muito enriquecedora para o grupo, pois ofereceu a oportunidade de levar conceitos acadêmicos para a prática. “Pensando em atender a demanda do turismo, alinhando boas práticas sustentáveis e de acessibilidade à mobilidade turística, nossa premiação veio personificar nosso alinhamento com as necessidades do mercado e comunidade e, é motivo expresso de nossa comemoração”, finalizam.

 

(Por Felipe Reis, estagiário, com orientação de Simone Meirelles)

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...